
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, recebeu nesta terça-feira, 01, integrantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do município (Agerst), que apresentaram sugestões voltadas à qualificação de serviços urbanos — com ênfase na manutenção das canalizações, para a prevenção de alagamentos, e no fortalecimento do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Entre as propostas está a criação de um departamento específico, vinculado ao Poder Executivo, com a missão de mapear a rede de canalizações da cidade, identificar pontos críticos e coordenar ações de manutenção, como limpezas, substituições de encanamentos e remoção de entulhos. A ideia é garantir mais agilidade nas intervenções e maior planejamento preventivo.
As sugestões foram acolhidas pelo prefeito e discutidas em reunião com o secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, o subsecretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Marcelo Diniz, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cesar Bonfanti, além de outros técnicos da Prefeitura.
“São trabalhos difíceis, complexos, mas de fundamental importância, que precisam ser pensados”, destacou o prefeito. Ele agradeceu as contribuições apresentadas e informou que a viabilidade das propostas será analisada em conjunto com a equipe de secretariado.