
Durante a sessão legislativa da última segunda-feira, dia 14, o vereador Alberto João Heck entregou uma moção de congratulações à Cresol (Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária) pelos cinco anos de instalação da agência em Santa Cruz do Sul, completados em 5 de junho passado, e pelos 30 anos de sua fundação, celebrados em 24 de junho. Estiveram presentes na sessão para receber a homenagem os seguintes colaboradores: Fernanda Quoos, Eunice Hintz, Glaucia Tabata Pasa, Grasiele da Fonseca, Fabio Atarão e Cynthia Schlesener.
Alberto Heck salientou que desde sua inauguração em Santa Cruz do Sul, em 2020, a Cresol tem se destacado por oferecer soluções financeiras próximas da comunidade, com foco no desenvolvimento local e regional, reforçando o papel do cooperativismo como agente transformador da realidade social e econômica. Além da data comemorativa local, a Cresol celebra também os 30 anos de sua trajetória nacional. Fundada em 1995, no interior do Paraná, a instituição nasceu com o objetivo de valorizar os agricultores familiares e fortalecer as economias regionais.
A primeira cooperativa foi constituída por 27 agricultores em Dois Vizinhos (PR), em 10 de janeiro de 1996, e desde então o Sistema Cresol cresceu de forma sólida e consistente, chamou a atenção Heck. Atualmente, a Cresol conta com mais de um milhão de cooperados e agências em 19 estados brasileiros. O sistema tem como prioridade o atendimento próximo e personalizado, oferecendo produtos e serviços que promovem o crescimento dos cooperados, o fomento aos seus empreendimentos e o fortalecimento das comunidades, lembrou ainda. A moção de congratulações à Cresol já havia sido aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão de 30 de junho.
Destinação do IPVA para o Transporte Coletivo Gratuito
Santa Cruz do Sul – O vereador Alberto Heck também apresentou e foi aprovado pelos parlamentares um pedido de informações sobre a destinação do IPVA no Município. Os questionamentos visam buscar reunir dados relevantes que possam subsidiar o debate sobre alternativas para a melhoria do transporte público coletivo no município, incluindo a implantação da Tarifa Zero, ou seja, gratuidade no transporte urbano para a população. “A motivação principal decorre da experiência implantada no município de Parobé, no Vale do Paranhana, a cerca de 180 km de Santa Cruz do Sul. Desde março de 2022, Parobé adotou o transporte público gratuito, arcando com os custos por meio de recursos próprios, especialmente com a destinação de parte dos valores arrecadados via IPVA”, explicou Heck.
A experiência de Parobé, “entre outros vários municípios brasileiros com governantes de esquerda, de direita e até os em cima do muro, demonstra que, com gestão eficiente e planejamento, é possível oferecer transporte coletivo de qualidade, sustentável e gratuito, com benefícios diretos à população, como a redução de gastos familiares, menor emissão de poluentes e dinamização da economia local, além de maior inclusão social”, justificou Alberto Heck.
Conserto da Pavimentação no Arroio Grande
O vereador petista apresentou ainda uma indicação ao Poder Executivo para que conserte a pavimentação das esquinas das ruas São Sebastião e Dr. Arthur Germano Fett com a Rua São Roque, no bairro Arroio Grande. Os moradores do Arroio Grande têm manifestado preocupação com as condições da pavimentação no local, onde há afundamentos e buracos visíveis, causados pelo desgaste e pela instabilidade da base sob os paralelepípedos, o que compromete a segurança de quem circula pela via, manifestou Heck.
Os problemas se agravaram nos últimos meses, especialmente em razão das chuvas, aumentando o risco de acidentes e danos materiais, disse Heck no expediente. Embora não se trate de uma via de fluxo intenso, o trânsito é constante, por se tratar de área residencial com grande número de famílias, e os trechos danificados já são motivo de reclamação frequente da comunidade local, argumentou o vereador.