
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão ordinária nesta segunda-feira, dia 7, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi, quando foram aprovados 14 projetos de lei. A sessão, conduzida pela presidente Nicole Weber Covatti (Podemos), contou com a participação, no espaço da Tribuna Popular, de Nestor Metz, da Associação dos Moradores do Bairro Renascença, que trouxe os pedidos de melhoria do bairro.
Foram aprovados, em regime de urgência, a contratação de um técnico de enfermagem; um contador; cinco operários; um operário; dois agentes de combate a endemias; e um cirurgião dentista. Ainda foi aprovado projeto de lei que abre créditos especiais no montante de R$ 1.819.205,53 para a Secretaria da Saúde e outros R$ 9.169.861,04 para custear despesas das secretarias da Saúde e da Fazenda.
Da Ordem do Dia foi aprovado projeto de lei do Executivo que autoriza aprovar a instalação de Condomínio Urbanístico em Linha João Alves de propriedade da empresa PAS Participações Ltda. Ainda foi aprovada a alteração no Regime Jurídico dos Servidores, atualizando o valor do auxílio pecuniário de servidores que trabalham distantes da sua repartição. Outra alteração aprovada diz respeito ao Quadro de Cargos e Funções Públicas, autorizando o Desenhista/Pintor a dirigir veículos leves.
De autoria do vereador Andrei Barboza (PDT) foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a ornamentação alusiva aos Festejos Farroupilhas. Também do vereador Andrei Barboza foi aprovado projeto de lei que declara os treinamentos e provas campeiras como patrimônio cultural, histórico, esportivo e de lazer.
Por fim, foi aprovado por unanimidade projeto de decreto legislativo de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, que dispõe sobre as contas anuais dos administradores Telmo José Kirst e Francisco Carlos Smidt, referente ao exercício 2020.
O vereador Edson Sortica (PL) encaminha pedido de informação ao Comando-Geral da Brigada Militar sobre a formação do Quadro de Acesso à promoção ao posto de 1º Sargento. Alberto Heck (PT) requer esclarecimentos sobre o Projeto de Lei do Legislativo nº 66/2025, que dispõe sobre a realização de atividades e palestras não regulares nas instituições de ensino públicas e privadas.
O Professor Cleber (União Brasil) indica a retirada de árvore na Rua João Kirst. Raul Fritsch (Republicanos) requer a desobstrução de boca de lobo na Av. Independência; o desassoreamento e limpeza em todos os arroios e sangas. Licério Agnes (PSDB) requer a manutenção e recuperação do asfalto em Linha João Alves; a execução de melhorias no asfalto da Avenida Deputado Euclides N. Kliemann.
Luizinho Ruas (PSB) indica o recapeamento asfáltico na Rua Dona Carlota; a pavimentação Rua Ernani Fagundes Pacheco; o cumprimento da Lei 7.342/2015 que instituiu o projeto “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”; a reforma da quadra de esportes no Centro Social Urbano, no Bairro Faxinal Meninos Deus.
Andrei Barboza (PDT) requer a pavimentação na Rua Princesa Isabel; a Execução da obra de pavimentação da Rua Eduardo Kaempf; a pavimentação da Rua José do Patrocínio; a pavimentação da Rua João Martim Buff; a pavimentação da Rua Lindolfo Collor; a execução de melhorias na pavimentação da Rua Simões Pires. Ilário Keller (PP) indica a manutenção e/ou instalação de guarda-corpos na ponte de Linha Saraiva; a instalação de uma placa de identificação da Rua Dom Henrique Froehlich.
Serginho Moraes (PL) requer a instalação de lixeira na Rua Castro Alves; a execução de melhorias no Corredor Gaspary; a instalação de um semáforo para pedestres no cruzamento da Rua Venâncio Aires esquina com a Rua Ramiro Barcelos; a execução de melhorias na Travessa Kessler; melhorias na Rua Irmão Emílio.
Raul Hermes (PL) indica a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos na estrada de acesso a Linha João Alves; a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos na Avenida Léo Kraether; a recuperação asfáltica no entroncamento da Rua Galvão Costa com a Rua Gaspar Silveira Martins e a Rua Cristóvão Colombo; a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos na Avenida Vereador Benno João Kist; o conserto da tubulação do esgoto e da calçada da Rua Guido Ernani Kuhn.
Eduardo Wartchow (Novo) requer a abertura de novas bocas de lobo e limpeza nas já existentes, nas ruas Borges de Medeiros, Assis Brasil, 28 de Setembro, Júlio de Castilhos e Ernesto Alves.
Gerson Vargas (PP) requer a desobstrução de boca de lobo da Rua Coronel Oscar Jost; a desobstrução de boca de lobo na Rua Maria Cacilda Rauber com a Rua Leopoldo José Rauber; o aumento da boca de lobo existente na Rua Humaitá com a Rua Portela; a pavimentação de trajeto da Rua Piauí; a pavimentação na Rua Basalto; a avaliação técnica das tubulações próximas ao Condomínio Punta Cana; a desobstrução de duas bocas de lobo na Avenida Independência.
Edson Sortica (PL) requer a realização de melhorias na Rua Padre Inácio Eidt; o reparo na Rua Dona Flora. Alberto Heck (PT) requer a execução de consertos na pavimentação da Avenida Léo Kraether; o conserto na pavimentação da Rua Tiradentes.
Abel Trindade (PL) indica a realização de roçada e limpeza do passeio público na Rua Vereador Cláudio Grehs; melhorias no passeio público da Rua João Nicolau Kliemann; a realização de melhorias em bueiro da Rua Reinoldo Schwantz; a instalação de iluminação pública em parada de ônibus da Avenida Gaspar Bartholomay; a construção de cobertura na parte frontal da UBS Avenida; a realização de limpeza, drenagem e manutenção em terreno da Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann. Jair Eich (PP) requer a instalação de guarda-corpos em ponte localizada no Bairro Aliança.