CAPAGeralRegional

ExpoSin apresenta programação, temática que homenageia a fumicultura e uma feira repleta de novidades

Está lançada a ExpoSin dos 20 anos e a contagem regressiva foi aberta na noite desta quarta-feira (10), em evento para autoridades, convidados e imprensa, na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu (Cacis). Nesta edição histórica, que ocorre de 13 a 16 de novembro na Comunidade Evangélica de Sinimbu, o tema para celebrar a ExpoSin está voltado à valorização da cultura local e das raízes que sustentam o desenvolvimento de Sinimbu e da região: a fumicultura.

A escolha não é por acaso, nem apenas simbólica ou decorativa: em agosto deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou e o Prefeito Municipal sancionou a Lei nº 2.243/2025, que reconhece a fumicultura como atividade de relevante interesse econômico, social e cultural, além de símbolo histórico e cultural de Sinimbu. A agricultura, aliás, não vai estar presente apenas na temática central da festa, mas é um dos pontos de destaque do evento, realçados pelo presidente da Cacis, Thomas Juliano Koch, pelo prefeito de Sinimbu, Wilson Molz, e pelo presidente do Poder Legislativo, Ricardo Maradona Dittberner, durante o lançamento.

Feira da Agricultura Familiar – Trata-se do espaço exclusivo da Feira da Agricultura Familiar, que nesta edição ganha ainda mais relevância, com 200 metros quadrados de área, mais expositores e a possibilidade de o público degustar as delícias no local. A realização é da CACIS, em parceria com a Emater/RS-Ascar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado, o Município de Sinimbu e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares. Serão disponibilizados 15 estandes para empreendimentos de Sinimbu e região, contemplando agroindústrias familiares, produtores rurais e artesanato rural. A organização e seleção dos participantes ficará sob responsabilidade da Emater e do Sindicato, assegurando diversidade e representatividade.

Este espaço, frisou o presidente da Cacis, tem a missão de valorizar quem produz na terra, fortalecendo a identidade local e dando visibilidade à agricultura familiar, reconhecida como um dos pilares da economia e da cultura de Sinimbu. Além disso, reforça a ExpoSin como vitrine das potencialidades do município, aproximando os visitantes dos sabores, saberes e produtos que carregam a essência da nossa comunidade.

Parque remodelado – A ExpoSin apresenta um novo layout de parque, ainda mais qualificado e acolhedor. A estrutura contará com mais de 3 mil metros quadrados de área coberta, superando os formatos já realizados em outras edições, o que garante mais conforto ao público e amplia as possibilidades de convivência, lazer e diversão. O objetivo da organização é proporcionar uma experiência ainda mais completa, em um ambiente pensado para reunir famílias, amigos e visitantes em momentos de integração e celebração.

Faltando pouco mais de dois meses para o começo do evento, a Cacis contabiliza mais de 75% dos espaços já comercializados. Com isso, a feira reafirma sua força como vitrine de negócios. Ainda estão disponíveis áreas para gastronomia, exposições comerciais e industriais, além de oportunidades de patrocínio para empresas que desejem associar sua marca às potencialidades de Sinimbu.

Cervejaria, Restaurante e Parque de Diversões – Entre as novidades desta edição, a ExpoSin 2025 anuncia a parceria com a Saionara Gastronomia para Eventos, de Santa Cruz do Sul, que assinará o restaurante oficial da festa e oferecerá, junto ao Pavilhão da Comunidade Evangélica, um espaço especialmente preparado para o tradicional café colonial, além de almoços. Também integra os fornedoores, a Brahma Express, que assume como cervejaria oficial da festa, trazendo sua tradição e qualidade como um dos grandes atrativos do evento, através do chope Brahma e dos não alcóolicos.

Outra novidade que promete cair nas graças da criançada é a disponibilização de um parque de diversões, com estrutura completa e brinquedos diversos, garantindo momentos de lazer e alegria para todas as idades.

Agenda repleta de música, esporte e cultura – Os “Reis do Baile” já confirmaram presença na ExpoSin 2025. A programação musical inclui Os Atuais, Rogério Magrão e Banda, Destaque Nacional, Kauê Brixner, Nave Som, Destinu’s, Banda Bierfest, Magia Musical e Pandora. Na agenda esportiva, o 1º Fórum Regional do Esporte e os tradicionais Jogos Rurais fazem companhia à Corrida da Amizade e à Final da Copa dos Vales de Montain Bike. E os organizadores ressaltam ainda eventos como o Festival “Sinimbu Mais Bela Voz” e o desfile temático. A programação completa do evento, que tem entrada gratuita todos os dias, será divulgada nas próximas semanas pelo instagram @exposin_sinimbu .

Programação:

· 13 de novembro: das 14 horas à meia-noite. A ExpoSin inicia com o 1º Fórum Regional do Esporte, seguido dos tradicionais Jogos Rurais. Logo após, acontece a aguardada Abertura Oficial, seguida pelo show de Rogério Magrão e Banda.
· 14 de novembro: das 10h às 3h da madrugada. Dia será marcado pela Reunião da Aturvarp, seguida pelo Encontro Regional da Melhor Idade e pelo Fórum Regional de Turismo. À noite, a programação artística conta com o show de Os Atuais, seguido pela apresentação da Banda Destaque Nacional e, na sequência, o talento local de Kauê Brixner, com o melhor do sertanejo universitário.

· 15 de novembro: das 10h às 3h da madrugada. Dia de valorizar os talentos locais. Durante o dia, acontece o Festival “Sinimbu Mais Bela Voz”, o Encontro Regional de Soberanas e a tradicional Corrida da Amizade. À noite, sobem ao palco as bandas Nave Som e Destinu’s.

· 16 de novembro: das 10h até as 23h30. A programação inicia com a Final da Copa dos Vales de Montain Bike e segue com o tradicional Desfile Temático, que colore e movimenta as ruas da cidade. Ainda no espírito da cultura germânica, acontecem os Jogos Germânicos, que prometem muita diversão e integração. A programação musical encerra as festividades de 2025 com shows da Banda Bierfest, da Magia Musical e, finalizando a noite, da banda Pandora.

Fotos Shows: Rogério Magrão e Banda e Kauê Brixner
Crédito: Divulgação

Artigos relacionados