BrasilEsportes

Brasil perde para Bolívia na altitude e encerra Eliminatórias em 5º lugar

O Brasil encerrou sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com derrota por 1 a 0 para a Bolívia, nesta terça-feira (9), em El Alto. A partida, disputada a 4.150 metros acima do nível do mar, expôs a dificuldade da equipe em lidar com as condições extremas, enquanto os bolivianos jogavam pela sobrevivência na competição.

No primeiro tempo, a seleção brasileira manteve postura defensiva, tentando neutralizar o ímpeto dos donos da casa. Porém, nos acréscimos, uma falta cometida por Bruno Guimarães dentro da área resultou em pênalti confirmado pelo VAR. Miguelito converteu com precisão e colocou a Bolívia em vantagem.

Após o intervalo, Carlo Ancelotti mexeu no time e promoveu a entrada de atletas descansados para tentar mudar o ritmo do jogo. Apesar de maior volume ofensivo, a equipe brasileira não conseguiu reagir, enquanto os bolivianos administraram o resultado até o apito final, garantindo vaga na Repescagem.

Com o desfecho da última rodada, a Argentina terminou como líder isolada das Eliminatórias, com 38 pontos. Equador (29), Colômbia (28), Uruguai (28), Brasil (28) e Paraguai (28) asseguraram presença direta no Mundial. A Bolívia, em sétimo lugar com 20 pontos, disputará a repescagem em busca de um lugar na Copa.

O revés marca um fim de campanha instável da seleção brasileira, que mesmo com a classificação confirmada, volta a ser alvo de críticas pela irregularidade nas Eliminatórias e pela dificuldade em impor seu futebol diante de adversários mais adaptados a condições extremas.

Fonte
Foto: CBF

Artigos relacionados