RegionalVariedades

Unisc participa de Projeto Internacional do BRICS para Solução de Tratamento de Esgoto Descentralizado

O BRICS é um grupo de países formado pelas economias emergentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), integra um projeto internacional financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito da 5ª Chamada do programa de Ciência, Tecnologia e Inovação (Science, Technology and Innovation) – BRICS-STI. Intitulado Hybrid Non Sewered Wastewater Treatment System for Safe Discharge and Reuse (HyWaTS), o projeto reúne instituições do Brasil, Índia, China e África do Sul com o objetivo de desenvolver tecnologias sustentáveis e descentralizadas para o tratamento e reuso de águas residuárias.

Coordenada no Brasil pelo professor Carlos Alexandre Lutterbeck, do PPGTA e do Departamento de Ciências da Vida da Unisc, a equipe nacional também conta com a participação do professor Ênio Leandro Machado (PPGTA/Unisc) e da professora Lucia Helena Ribeiro Rodrigues (IPH/UFRGS). A proposta envolve o desenvolvimento de um sistema híbrido que integra wetlands (áreas úmidas, sejam elas naturais ou construídas, que desempenham um papel crucial na filtragem de água e na manutenção do equilíbrio ecológico) construídos e processos oxidativos avançados, visando à liberação segura dos efluentes em corpos hídricos, sua reutilização para diferentes finalidades e à recuperação de nutrientes. O sistema busca atender às diretrizes nacionais e internacionais, com aplicação prática em locais sem acesso a redes de esgoto convencionais.

O projeto prevê quatro missões internacionais ao longo de dois anos. As três primeiras já foram realizadas em Goa (Índia), em Pequim (China) e em Durban (África do Sul), possibilitando intercâmbio de conhecimento com pesquisadores de instituições renomadas, como o Instituto de Ciência e Tecnologia Birla (Índia), a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim (China) e a Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul).

Segundo o professor Carlos Lutterbeck, a participação da Unisc nesse esforço internacional amplia o alcance da pesquisa aplicada no campo ambiental. “Estar à frente da equipe brasileira em um projeto dessa magnitude é motivo de grande satisfação, especialmente por contar com colegas experientes e pela oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido na Unisc a pesquisadores de diferentes países. As missões foram fundamentais para consolidar parcerias científicas, avançar em publicações conjuntas e discutir possibilidades futuras de intercâmbio de estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado”, destaca.

Para a coordenadora do PPGTA, professora Rosana de Cassia de Souza Schneider o projeto é de extrema importância. “A internacionalização do PPGTA por meio da participação em iniciativas vinculadas ao BRICS representa um marco estratégico para o Programa, evidenciando a inserção em redes globais de pesquisa e de inovação. Trata-se de um tipo de projeto de difícil aprovação, o que reforça o reconhecimento da maturidade científica e da capacidade de articulação internacional do corpo docente e discente. Além de ampliar o intercâmbio acadêmico e tecnológico, essa integração fortalece a cooperação Sul-Sul”. Segundo a coordenadora, o projeto abre novas janelas de oportunidades para captação de recursos e fomenta a produção de conhecimento em parceria com centros de excelência de países emergentes, alinhando o PPGTA da Unisc às tendências e demandas globais na área de tecnologia ambiental.

As pesquisas associadas ao projeto HyWaTS reforçam o compromisso da Unisc com a inovação, com o desenvolvimento sustentável e com a formação de redes internacionais de cooperação científica, promovendo impactos reais na qualidade de vida das populações e na proteção ambiental.

A próxima missão do projeto está prevista para ocorrer em outubro de 2026, quando a Unisc sediará o encontro internacional, recebendo os representantes dos demais países do BRICS. A ocasião será uma oportunidade estratégica para apresentar os avanços científicos locais e fortalecer a inserção internacional da Universidade.

Fonte
Assessoria de Imprensa da UniscFoto: Divulgação

Artigos relacionados