Saúde mental: curso capacita equipes para emergência psicossocial na empresa

O Brasil ocupa hoje o topo do ranking mundial em doenças mentais no trabalho, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Problema que afeta a qualidade de vida e o desempenho dos profissionais, impactando o ambiente organizacional e os resultados do negócio. Capacitar as equipes para uma situação de acolhimento, escuta qualificada e auxílio nos encaminhamentos internos nas empresas são alguns dos objetivos do curso Brigada de Emergência Psicossocial (BEP). Promovido pelo SESI, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o treinamento ocorre nos dias 12, 19 e 26 de agosto e 02 e 09 de setembro, das 19h às 22h, na entidade.
O programa visa preparar os profissionais por meio de orientações práticas para auxiliar colegas frente a situações que interferem em sua saúde mental e emocional. A ideia é fortalecer uma cultura organizacional de segurança psicológica e ter pessoas de referência dentro da empresa, qualificadas para lidar com situações de crises ou que exigem apoio emocional.
Ministrado pela psicóloga, especializada em Gestão de Recursos Humanos, Dailanna Souza, integrante da equipe de Saúde do SESI, o treinamento será desenvolvido ao longo de 5 encontros presenciais de três horas cada. A partir do modelo de atendimento do BEP, serão trabalhados temas como depressão, crises de ansiedade, luto, situações de violência doméstica, abuso de substâncias, comportamento suicida, entre outros distúrbios, além de aspectos da escuta ativa, autoconhecimento e autocuidado.
O investimento para participar do curso é de R$ 290,00 para associados e R$ 390,00 para não associados, com possibilidade de parcelamento em até 3 vezes no cartão. Informações e inscrições pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400.