Santa Cruz do Sul recebe mostras literárias sobre Sérgio Vaz e Erico Verissimo
Exposições seguem em cartaz até dia 10/08

Duas exposições itinerantes seguem em cartaz até domingo, dia 10 de agosto, como parte das ações de fomento à leitura promovidas pelo Sesc/RS em paralelo à 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Com formato de painéis com 12 faces, as mostras em homenagem ao poeta Sérgio Vaz e aos 120 anos de Erico Verissimo circulam por oito regiões do estado, levando ao público diferentes olhares sobre a literatura brasileira.
Uma das mostras é dedicada à Sérgio Vaz e destaca a trajetória do escritor e poeta conhecido por dar voz à periferia, invertendo a lógica centralizadora da produção literária tradicional. Sérgio Vaz é referência na literatura marginal e um dos criadores do Sarau da Cooperifa, movimento cultural que une poesia, música, teatro e artes visuais em ações de inclusão social e valorização das culturas urbanas. “Poesia para mim é quando ela desce do pedestal e beija os pés da comunidade”, afirma o autor, que atua desde o final dos anos 1980 com publicações independentes, encontros e saraus que ecoam sua escrita direta e cotidiana.

A outra mostra propõe uma imersão no universo de um dos nomes mais representativos da literatura gaúcha e brasileira: Erico Verissimo. A mostra apresenta o escritor como o “romanceiro do pampa” e trata sobre a vida e obra de Erico, apontado como o “inventor” literário do Rio Grande do Sul com o clássico romance “O Tempo e o Vento”, que se passa em 200 anos da história do Estado e que já ganhou projeção mundial, com traduções para dezenas de outras línguas. Erico é também conhecido por apresentar os aspectos psicológicos de seus personagens, com seus dilemas, conflitos e anseios íntimos, mostrando o cotidiano de uma vida simples, das coisas do dia a dia. É reconhecido como literatura regional, mesclando aspectos de realismo, crítica social e política. A mostra tem realização do Sesc, com apoio cultural do Acervo Literário Erico Verissimo (ALV).
Com cerca de 200 visitas diárias, as exposições seguem abertas ao público até o dia 10 de agosto, na Biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), localizada na Avenida Independência, 2293, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Mostras Literárias Sérgio Vaz e Erico Verissimo
Data: Até 10/08
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 12h
Local: Biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) (Avenida Independência, 2293)
Entrada gratuita