RegionalVariedades

Projeto de Música Apóstolo Paulo recebe homenagem na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 19, em homenagem ao Projeto de Música Apóstolo Paulo. A proposição foi do vereador Francisco Carlos Smidt (Novo).

A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB), e a mesa composta pelo vereador secretário Raul Fritsch (Republicanos); pelo maestro do projeto de Música Apostolo Paulo, Írimo Panke; pela coordenadora do projeto, Doraci Panke; e pelos pastores Jair Quinot e Glorinha Quinot, idealizadores do Projeto; além do presidente da comunidade Apóstolo Paulo, Fábio Grade.

O Projeto de Música Apóstolo Paulo nasceu de um sonho de lideranças da comunidade, dos pastores Jair e Glorinha Quinot e do professor e maestro Írimo Panke e a esposa Doraci. O projeto é desenvolvido pela comunidade Evangélica Apóstolo Paulo, na Rua Pereira da Cunha,169.

As atividades iniciaram no dia 8 de setembro de 2008 e são integradas por crianças com idade entre 8 e 12 anos. O projeto é educativo e de inclusão social, oferecendo às crianças e jovens atividades ocupacionais em horários inversos da escola, como aulas de teoria musical e prática no instrumento, contribuindo para a sua formação integral.

Atualmente, o projeto conta com 20 instrumentalistas. São ministradas aulas de flauta soprano, contralto, tenor, teclado, clarinete, saxofone soprano e alto tenor. O repertório é eclético, incluindo músicas gauchescas, populares, folclóricas e religiosas. Desde o início, o professor e maestro é o renomado músico Írimo Panke, sendo que sua esposa Doraci Panke auxilia como voluntária.

Os integrantes do projeto tem se apresentado em diversos municípios da região como Rio Pardo, Candelária, Sinimbu, Vale do Sol, Estância Velha e Venâncio Aires, bem como na própria Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.

Um marco importante do projeto são os encontros regionais de jovens instrumentistas. Neste ano de 2024, com alegria e emoção, foi realizado o XI Encontro, com seus grupos participantes, totalizando mais de uma centena de crianças e jovens fazendo música. Todas as atividades ocorreram na comunidade Apóstolo Paulo.

Fonte
Foto: DivulgaçãoAssessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados