RegionalVariedades

Proerd forma 668 alunos em cerimônia lotada na Unisc

O Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) teve todos os seus assentos ocupados, na tarde desta quarta-feira (16), para a formatura das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), referentes ao primeiro semestre de 2025. A solenidade reuniu 668 alunos de 31 turmas, oriundos de 13 escolas das redes pública e particular do município.

Desenvolvido em Santa Cruz do Sul desde 2001, o Proerd é uma iniciativa preventiva que busca capacitar crianças e adolescentes a fazerem escolhas seguras e responsáveis, resistindo às drogas e à violência. O programa é uma parceria entre a Brigada Militar, as escolas e as famílias, e envolve encontros em âmbito escolar conduzidos por policiais militares especialmente treinados.

Durante a cerimônia, autoridades municipais e da segurança pública destacaram a importância do trabalho realizado pelo programa ao longo dos anos. O prefeito Sérgio Moraes, ao subir ao palco acompanhado do vice-prefeito Alex Knak, do vereador Raul Hermes e do chefe do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), tenente-coronel Cristiano Marconatto, elogiou o engajamento dos instrutores e deixou uma mensagem especial às crianças.

“A Brigada Militar, a Guarda Municipal e as polícias, de modo geral, são amigas de vocês. Sigam os ensinamentos que aprenderam com o Proerd e respeitem nossas forças de segurança. Assim vocês se tornam cidadãos de bem e ajudam a construir uma sociedade melhor”, recomendou o prefeito.

Em sua fala, o tenente-coronel Marconatto agradeceu o apoio das escolas, dos pais e da comunidade na realização de mais uma etapa do programa. Ele destacou que o trabalho da Brigada também influencia na formação de valores entre os jovens.

“O Proerd ensina a pensar antes de agir, a controlar impulsos e a considerar as consequências das escolhas. São aprendizados que crianças e jovens levam para toda a vida. Podem contar sempre com a Polícia Militar”, disse. Ele ainda reforçou o alerta sobre os riscos do envolvimento com drogas, lembrando que muitas pessoas acabam se afastando da família e até acabam sendo presas por conta da dependência.

Além dos familiares dos formandos, estiveram presentes na cerimônia os secretários municipais Jane Sabin (Educação), Fátima Alves da Silva (Desenvolvimento Social e Inclusão) e Reginaldo Martins Brito de Campos (Segurança e Trânsito), bem como a vice-reitora da Unisc, Andrea Valim, entre outras autoridades civis e militares.

A formatura foi marcada por momentos de emoção, premiações e pela tradicional participação do mascote Leão do Proerd, simbolizando o compromisso com uma vida longe das drogas e da violência.

Fonte
Foto: Clarissa GomesAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados