Mais de 6 mil estudantes das escolas municipais de Lajeado participam das Olimpíadas de Matemática

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), realiza a Semana M, uma olimpíada matemática promovida em parceria com a plataforma Matific. As atividades ocorrem nas 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), de 29 de setembro a 3 de outubro. Introduzida no início de 2023 nas EMEFs de Lajeado e destinada a estimular a aprendizagem matemática dos estudantes, a plataforma Matific utiliza jogos digitais interativos para ensinar a matemática de forma lúdica.
No total, 6,1 mil alunos do 1º ao 9º ano participam das olimpíadas, que ocorrem apenas entre escolas do município. Os estudantes têm metas individuais, assim como as escolas, a serem alcançadas ao longo da semana. Ao final, serão premiadas as duas EMEFs com melhor desempenho, as quatro melhores turmas e os alunos destaques de cada ano.
Na EMEF Vitus André Mörchbächer foi organizada uma Arena de Jogos para os alunos participarem da olimpíada. Os alunos chegam com os Chromebooks e ao fazerem o login, iniciam a participação nos jogos.
Conforme a coordenadora pedagógica da EMEF, Alabibe da Veiga da Silva, a olimpíada exige que os alunos sejam assertivos nas suas tentativas para que eles recebam estrelas na plataforma e também ajudem a escola a pontuar.
– Essa condição exige que os alunos se esforcem a pensar antes de selecionar qualquer alternativa para passar de fase. A ideia é que eles atinjam as estrelas necessárias, mas que aprendam de verdade com a olimpíada. Percebemos, desde a implantação da plataforma, um interesse bem mais ativo dos alunos pela matemática. São metodologias ativas que complementam nossas propostas pedagógicas nas escolas. Nem todos os alunos têm afinidade com a matemática, mas, por meio da plataforma, conseguem se desenvolver. Os jogos são liberados de forma personalizada, conforme a linha de aprendizagem de cada estudante. Em seguida, o professor recebe relatórios e consegue planejar as aulas de acordo com as necessidades de cada um – explica a coordenadora.
Participação na olimpíada
A aluna da EMEF Vitus, Lauren Klein, 9, do 3º ano, utiliza o Matific desde o 1º ano, em 2023.
– Eu agora estou aprendendo a divisão e os jogos estão me ajudando muito. São joguinhos de matemática que tem várias coisas legais. Eu adoro aprender jogando – conta a aluna.
As olimpíadas seguem até sexta-feira, 03/10, nas 18 EMEFs do município. A premiação dos destaques da rede municipal ocorre no dia 22 de outubro, celebrando os melhores desempenhos e valorizando o esforço dos estudantes e professores envolvidos.
O Matific
A plataforma Matific é líder mundial em aprendizagem matemática com inteligência artificial embarcada, que se adapta aos níveis de aprendizagem dos alunos, com atividades gamificadas (veja explicação abaixo) alinhadas ao currículo escolar.
Além das atividades na escola, os estudantes podem utilizar o software em casa, com suas famílias, ampliando ainda mais as possibilidades de aprendizagem. O software se baseia em cinco princípios pedagógicos, que são: compreensão conceitual, pensamento crítico, contexto significativo, aprendizagem personalizada e participação intrínseca. Em Lajeado, a plataforma faz parte do ensino fundamental desde 2023.
O que é “Gamificação”: é o uso de mecanismos de jogos em contextos de não entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e processos de aprendizagem. É uma estratégia criada com objetivo de gerar motivação e engajamento dos participantes.