RegionalVariedades

Festa Municipal do Colono escolhe Garota Teuto-Brasileira dia 31

A beleza, a tradição e o orgulho das raízes germânicas vão ganhar destaque em mais uma edição do concurso Garota Teuto-brasileira. O evento está marcado para as 21h45 do dia 31 de maio, na Associação Esportiva e Recreativa Santo Antônio, de Linha Santana. Quatro jovens disputam a faixa de Garota Teuto, título principal. As demais integrarão a corte como princesas. Neste ano, a 46ª edição vai ocorrer nos dias 26 e 27 de julho, também na sede da associação.

As candidatas representam as comunidades que integram o rodízio da organização da Festa do Colono. Associação Esportiva e Recreativa Duvidosa, Sociedade Esportiva e Recreativas Bom Humor, de Linha Cecília, Associação de Leitura Canto e Jovialidade, de Linha Andréas e Associação Esportiva e Recreativa Teresinha (Aert), de Vila Teresinha.

De acordo com o secretário de Cultura e Esportes, Sando Kroth, a escolha da Garota Teuto-brasileira é uma forma de fortalecer os laços com a história local e valorizar a participação da juventude. “É um momento de celebração da identidade local, marcado pelo envolvimento das comunidades e pelo entusiasmo das candidatas em representar suas origens. Mais do que um concurso, o evento reforça o sentimento de pertencimento e o orgulho das quatro jovens que disputam o título, unidas pelo desejo de manter viva a herança deixada pelos imigrantes e de valorizar esta cultura no município”, destaca o secretário.

As eleitas receberão a faixa e coroa da atual rainha Mariana Vale de Brito e das princesas Amanda Michele Antony, Nicole Luiza Burghardt e Wanessa Vithória Becker. Já a animação da noite fica por conta da banda Estilo Musical. O evento é uma promoção da Administração Municipal com o apoio da Associação Esportiva Santo Antônio.

Confira quem são as candidatas:

Bárbara Gabrielly Burghardt

Bárbara Gabrielly Burghardt, 18 anos, representa a Associação Esportiva e Recreativa Duvidosa, de Linha Duvidosa. Ela deseja levar a cultura venâncio-airense para além das fronteiras do município. “ Quero ser a Garota Teuto-brasileira para levar a nossa cultura além dos limites de Venâncio Aires e continuar cultivando as tradições do nosso interior. E transmitir, nessa caminhada, toda a minha essência, alegria e amor pelo lugar onde nasci. Quero que as pessoas se sintam acolhidas em nossa festa”, afirma.

Bianca Iasmin Arenhardt Wickert

Bianca Iasmin Arenhardt Wickert, 18 anos, representa a Sociedade Esportiva e Recreativa Bom Humor, de Linha Cecília. Crescida no meio rural, ela ressalta o orgulho pelas origens. “Desejo ser a Garota Teuto-Brasileira para homenagear e representar com orgulho as raízes germânicas que fazem parte da história de Venâncio Aires. Sou do interior e cresci em meio à vida no campo, sempre ajudando meus pais nas atividades da agricultura, o que me fez valorizar ainda mais o esforço dos nossos colonos e a importância de manter vivas as nossas tradições. A Festa Municipal do Colono é uma celebração linda do trabalho, da cultura e da fé do nosso povo, e poder representar essa história seria uma honra imensa. Ser escolhida como Garota Teuto-Brasileira é assumir o compromisso de ser porta-voz da nossa cultura, incentivando as novas gerações a se orgulharem da herança que recebemos e a manterem vivas as tradições que nos tornam únicos”, ressalta.

Bianca Ramona Jantsch

Bianca Ramona Jantsch, 24 anos, representa a Associação Esportiva e Recreativa Teresinha (Aert), de Vila Teresinha. Para ela, a juventude tem papel fundamental na preservação dos valores culturais. “A juventude tem um papel essencial na preservação da nossa cultura, dos nossos valores e das nossas tradições. Somos parte de uma corrente construída com união, respeito e entusiasmo — e manter vivos esses elos é uma missão bonita e necessária. Com alegria no coração, quero contribuir com esse legado, escrevendo, com humildade e carinho, mais um capítulo na história de Venâncio Aires”, destaca.

Júlia Grasiele Schubert

Júlia Grasiele Schubert, 19 anos, representa a Associação de Leitura e Canto Jovialidade, de Linha Andréas. Ela acredita na força da representatividade como forma de valorização cultural. “Quero ser a Garota Teuto-Brasileira para representar com orgulho as raízes da nossa cultura, destacando a força do trabalho, da família e da tradição teuto-brasileira. Acredito no poder da comunicação e da representatividade, e quero usar isso para valorizar ainda mais a nossa história e inspirar outras jovens a também se conectarem com suas origens”, finaliza.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!