Amanda Kothe Bartz recebe moção por conquista de 2ª prenda juvenil no Estado

A sessão ordinária desta segunda-feira, dia 19, serviu para que o Legislativo fizesse uma homenagem à prenda Amanda Kothe Bartz. A iniciativa foi do vereador Andrei Barboza (PDT) que apresentou o requerimento que foi aprovado por todos os colegas.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizou, neste fim de semana, a 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, em Osório, contou com diversas atrações e desafios para as concorrentes aos títulos de Prenda Adulta, Juvenil e Mirim.

Amanda Kothe Bartz, de 17 anos, representante do CTG Lanceiros de Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, conquistou o título de 2ª Prenda Juvenil do Estado. O concurso, que exige anos de preparo das candidatas, envolveu diversas etapas, como prova escrita, mostra folclórica e apresentação artística. Ao todo, 26 candidatas participaram na categoria Juvenil. A partir de agora, as prendas percorrerão o Estado, divulgando a cultura gaúcha e promovendo eventos organizados pelo MTG.
O vereador Andrei Barboza destaca que Amanda Kothe Bartz é uma jovem que vem desenvolvendo seu potencial na cultura gaúcha e merece ter seu potencial reconhecido. “A tua conquista não é só tua. Você talvez não tenha consciência do tamanho que você representa. É uma conquista muito grande. Levou teu nome, tua entidade, tua cidade, aos quatro cantos do nosso Estado”.
Reconhecimento
Amanda destaca que ser a 2ª Prenda Juvenil do RS é muito mais do que um título: é o reconhecimento de uma caminhada feita com amor, estudo, dedicação e respeito à nossa cultura. “Sinto uma enorme gratidão, orgulho e emoção por essa conquista. Me dedico ao tradicionalismo porque acredito no poder que ele tem de formar pessoas melhores, de resgatar valores essenciais como o respeito, a solidariedade, o pertencimento e o amor à terra. Cada ensaio, cada pesquisa, cada desafio vencido me fortaleceu como jovem, como mulher e como gaúcha”, cita.
Amanda destaca que receber o reconhecimento dos vereadores de Santa Cruz do Sul é uma honra indescritível. “Saber que a minha conquista é valorizada pela minha cidade me enche de orgulho e me faz perceber que todo o esforço vale à pena. Esse momento ficará guardado com carinho na minha memória, pois representa o apoio da minha comunidade e reforça a importância de valorizar nossos jovens e a cultura gaúcha”.
Para a 2ª Prenda Juvenil do Estado, essa conquista mostra que o tradicionalismo é vivo, atual e tem espaço para todos. “Pode inspirar outras meninas e meninos a acreditarem nos seus sonhos e a buscarem seus objetivos com dedicação. Para os tradicionalistas, minha mensagem é de perseverança: sigam firmes, pois cada gesto de amor à tradição faz diferença”, observa. Ela destaca que quem ainda não conhece ou participa, deixa um convite: “O tradicionalismo é um caminho de aprendizado, amizade e crescimento. Santa Cruz do Sul tem um papel importante na preservação da cultura gaúcha, e juntos podemos fortalecê-la ainda mais”.