Convenção Lojista promove re-evolução para varejistas gaúchos
Encontro da Federação Varejista do RS encerrou nesta sexta após dois dias de imersão sobre questões do setor

As transformações em curso no mundo também impulsionam um novo posicionamento da Federação Varejista do RS. Ao apresentar sua nova tagline para acompanhar esse cenário – “A Alma do Varejo, a voz do Rio Grande” – compartilhou, ao longo de dois dias, inspirações para o segmento seguir se reinventando no futuro, durante a 2ª Convenção Estadual Lojista. Encerrado nesta sexta-feira (12) em Gramado, o evento mostrou como a entidade tem encarado essa era de mudanças. Com a temática A [Re]Evolução do Varejo, o encontro apresentou mais de 10 palestras de nomes proeminentes no cenário de transformação digital, um dos temas de maior necessidade para os negócios seguirem relevantes para o amanhã. “Neste momento de grandes transformações, a Federação está junto para entender tudo o que está acontecendo e o que é preciso fazer para perpetuar os negócios e desenvolver a economia. Quem não entender que as tecnologias mudam as regras do jogo vai ter muita dificuldade. Mas hoje vamos sair daqui re-evoluídos”, disse Pioner.

Cerca de 700 profissionais do varejo gaúcho estiveram na convenção, que começou na quinta-feira com o 3º Encontro da Mulher Empreendedora, no Hotel Master Gramado, na Serra. Delegações de todo Rio Grande do Sul se mobilizaram para acompanhar o evento. E foram reconhecidas por isso, como a turma vinda de São Borja. A cidade fronteiriça, a mais de 720 quilômetros de Gramado, foi a que mais percorreu estrada para prestigiar o encontro. Ainda, as que mais levaram participantes – Erechim, Campinas do Sul e, empatadas, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul – também foram homenageadas.
A nova fase da Federação Varejista do RS também foi reforçada pela apresentação da CDL IA. Lançada para o Brasil na semana passada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a partir de uma sugestão da entidade gaúcha, a assistente de inteligência artificial generativa personalizada foi desenvolvida exclusivamente para o varejo. O objetivo é capacitar as CDLs para se aproximar dessa ferramenta revolucionária. “É a primeira ferramenta de uma entidade modulada para o varejo. Preciso agradecer também ao sistema CNDL, que comprou a ideia, porque eu vi que era muito maior do que só as minhas dúvidas e meus sonhos”, disse Pioner, estendendo os agradecimentos a Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, e João Galdino, CEO da Genesis Inteligência Artificial, que ajudaram no desenvolvimento da plataforma.