Conhecer para Incluir é tema da 1ª Conferência Municipal com agentes de saúde

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu, na última semana, a 1ª Conferência Municipal com o tema Conhecer para Incluir, voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O objetivo da ação, segundo a coordenadora do CadUnico e da Proteção Básica, Luci Rodrigues, que conduziu o encontro, foi o de fortalecer o trabalho intersetorial, promovendo conhecimento, diálogo e estratégias conjuntas de inclusão social. A conferência ocorreu no escritório do Sindicontábil, na Avenida do Imigrante. Cerca de 100 agentes participaram do encontro.
A abertura da programação contou com a presença do prefeito Sérgio Moraes, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva., e do secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske. Em seu pronunciamento, o prefeito salientou a importância do trabalho dos agentes para a implantação de políticas públicas voltadas à saúde e recordou a implantação dos ACS em sua gestão nos anos 1990.

“Vocês são nossos olhos lá nas suas comunidades, nos bairros. Por isso o trabalho de vocês é extremamente essencial, porque ele nos ensina em como temos que agir, diante das demandas que vocês eventualmente nos trazem, e isso nos dá tranquilidade”, destacou. Ele agradeceu ainda o empenho das ACS no atendimento às pessoas. “Quero agradecer pela maneira carinhosa com que você tratam nossa população. Muitas pessoas, de mais idade em especial, foram as que trabalharam muito para nosso município se desenvolver, e agora temos a obrigação de dar maior atenção para elas, e vamos continuar trabalhando muito para deixar uma cidade ainda melhor para os que vierem depois de nós”, afirmou.
A programação teve sequência com a palestra sobre CadUnico como instrumento de inclusão social, conduzida pela coordenadora do CadUnico e da Proteção Básica, Luci Rodrigues, e a subcoordenadora do CadUnico, Jaqueline Schaurich. Na sequência, a nutricionista da Secretaria de Saúde e integrante do Comitê Intersetorial, Ana Paula Marques, tratou da importância da intersetorialidade. Por fim, as nutricionistas Thaís Oviedo, que é coordenadora da Segurança Alimentar, e Priscila Borges, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, abordaram os desafios e as ações voltadas á segurança alimentar no município.
Ao final, Luci salientou que outras conferências serão realizadas com outros servidores do município de outras secretarias. “O CadUnico é o balizador de todos os programas de políticas públicas que queremos fazer. E os agentes de saúde são essenciais para fazermos o mapeamento de gestantes, idosos, além de outros assuntos como moradia, segurança alimentar, por isso queremos compartilhar este conhecimento. Por isso vamos promover também com servidores de outras secretarias que trabalham diretamente com a nossa população”, finalizou.