RegionalVariedades

Ação na Emef Harmonia ensina alunos a conviverem com as diferenças

A Escola Municipal Harmonia, do Bairro Santa Vitória, promoveu uma atividade diferente nessa quinta-feira, 4. Através do setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o educandário, em parceria com a Associação Recanto do Artesão, disponibilizou aos alunos dezenas de objetos, todos confeccionados pelas artesãs, para desenvolver atividades sensoriais, cognitivas e de coordenação motora.
Bolas feitas de crochê, cadeiras, tapetes, arcos, piscina de bolinhas, dentre outros, ficaram à disposição dos mais de 700 alunos da instituição, para que, através do contato com várias texturas e formas, pudessem praticar habilidades motoras.

Foto: Évelin Nyland

Luira Quadros, que é integrante da associação, explicou o objetivo da proposta. “Sou mãe atípica. Tenho três filhos com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA), e nós da associação encontramos no artesanato formas de ajudar as crianças, em especial com (TEA), mas para todo público neurodivergente, que tem algum transtorno, e também outras crianças que podem ter alguma dificuldade na aprendizagem ou outra forma de atraso”, explicou.

A pedagoga de Educação Especial, professora Thaís Campos Teixeira, avaliou a ação. “Foi muito valiosa a oportunidade para os estudantes. Eles puderem experienciar muitos materiais que eles não conheciam, porque nem sempre chegam até o bairro, e também aprenderam mais um pouco sobre a questão da deficiência. E foi também um dia de valorização das profissionais do artesanato”, afirmou.

Foto: Évelin Nyland

De acordo com a diretora da instituição, Sayonara Escalante Farias, 52 alunos do educandário possuem alguma deficiência. “Atividades como esta são fundamentais para a formação dos nossos alunos. Estamos com uma equipe muito boa de profissionais no atendimento a esses estudantes e estamos organizando uma sala de multiatividades para aperfeiçoar ainda mais o acompanhamento a esses alunos. ”, disse a diretora. As peças expostas na Emef Harmonia foram confeccionadas por 10 a

Fonte
Foto: Évelin NylandAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados