RegionalVariedades

88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2025 chega a Lajeado

Marcando o início das comemorações cívicas alusivas à Semana da Pátria, Lajeado recebeu nesta segunda-feira, 18/08, a centelha da 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2025. Após ser conduzido pelas principais ruas do município, o fogo foi recepcionado na presença de autoridades em cerimônia no quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado.

O fogo chegou ao município trazido por um grupo liderado pelo representante da Liga da Defesa Nacional (LDN), Coronel Ataíde Moraes Rodrigues e foi entregue ao coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maya, que acendeu a pira durante a cerimônia.

– Sempre trabalhamos com o lema Defesa Civil somos todos nós. E agora, quando iniciamos as comemorações alusivas à Semana da Pátria, penso que este lema se estende também para o patriotismo, pois o Brasil somos todos nós”, afirmou Maya.

A corrida do Fogo Simbólico acontece tradicionalmente há 88 anos no Rio Grande do Sul. A Liga da Defesa Nacional define a cada ano um tema de cunho nacional e outro estadual a serem abordados nas comemorações cívicas. Em 2025, o tema nacional escolhido foi o bicentenário do nascimento de Dom Pedro II. Já o tema estadual homenageou o Clube Grêmio Náutico União, uma vez que a corrida do fogo simbólico da pátria foi idealizada por um grupo de dirigentes do clube.

– A liga tem o papel de unir diversas entidades em torno de um bem comum, a nossa pátria. É um símbolo de amor à pátria e ao solo sagrado onde pisamos – destacou o Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, durante a cerimônia.

Além de Lajeado, o fogo simbólico será lavado para mais de 350 municípios do Rio Grande do Sul. 

Fonte
Foto: DivulgaçãoAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

Artigos relacionados