28° Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo promove diálogo sobre redes de cuidado e integração entre participantes

Teve início na manhã desta quarta-feira, 7, a 28ª edição do Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo, reunindo profissionais da área da saúde, gestores públicos, usuários dos serviços e representantes da comunidade. O evento que conta com 680 participantes, é realizado no Ginásio Poliesportivo no Parque do Chimarrão, e ocorre dentro da programação 17ª Fenachim, em Venâncio Aires, tem como objetivo promover o diálogo sobre políticas públicas de saúde mental, fortalecendo a rede de atenção psicossocial na região.

Com o tema “Nem Tik Nem Tok: Curta Conexões Reais!”, o fórum propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados na atualidade. O evento iniciou com café da manhã, acolhida e abertura do Fórum, e ao longo da manhã ocorre roda de conversa, oficinas, atividades e momento de integração. Em sua fala, a coordenadora de Saúde Mental e integrante da comissão organizadora, Ana Claúdia do Amaral Teixeira destacou a importância do evento como espaço de escuta e construção coletiva. “É um momento de reafirmação do compromisso com uma política pública humanizada, que valorize o cuidado em liberdade e o protagonismo dos usuários”, destacou.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de representantes de entidades da região. Na cerimônia de abertura o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, agradeceu a participação de todos no evento. “Esperamos que todos aproveitem este momento de oficinas e principalmente se divirtam. Ficamos gratos por todos participarem deste evento”, ressaltou.


Já para o prefeito Jarbas da Rosa, é de grande importância a discussão sobre temas que envolvem a saúde mental. “Uma felicidade receber a todos em Venâncio Aires, na nossa Festa Nacional do Chimarrão, e discutir um tema tão importante, quanto os assuntos que serão discutir aqui. Os temas da saúde mental são fundamentais para serem discutidos continuadamente, e o espaço do Fórum é para isso, que integre todas as partes, principalmente com os gestores mucicipal, estadual e federal. Os recursos são necessários e saem destas três esferas de governo para manter os serviços e ampliar políticas públicas de saúde mental”, comentou.
O 28ª edição do Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo ocorre ao longo do dia. Além de integração, todos participarão do almoço, e a partir das 13h30 ocorre bailinho com Banda The Ruwers.