
Santa Cruz do Sul – O vereador Licério Agnes (PSDB) destacou na noite desta segunda-feira, dia 15, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).
A entidade é coordenada pela porta-voz Naira Lisane Zanette , uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos , apolítica e sem vinculo religioso. “O CVV é um serviço totalmente voluntário de apoio emocional na prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato e de forma gratuita”, citou.
Segundo Licério Agnes, o centro oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas do dia e em todos os dias do ano e sem custo de ligação), por chat, e-mail. Nestes canais, são feitos mais de três milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3,5 mil voluntários, presentes em 20 estados, além do Distrito Federal.
O suicídio é considerado um problema de saúde pública. No Brasil, são 15.507 casos por ano (Ministério da saúde em 2021), uma média de 42 suicídios por dia e a cada 40 segundos alguéminterrompe sua vida no mundo.
Em Santa Cruz do Sul o CVV atua desde 5 de setembro de 2005, sediados em uma sala junto ao Corpo de Bombeiros e atualmente com conta com apenas 10 voluntários. Cada voluntario cumpre rigorosamente sua jornada toda semana de quatro horas e dando seu precioso tempo para escutar e dar atenção à dor do outro. “Foi por intermédio deste grupo que veio a esta casa buscar apoio para instituir em Santa Cruz do Sul o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção de suicídio”, observou o vereador.
O Centro está em busca de novos voluntários para fazer parte da mantenedora. Quem tiver disponibilidade de quatro horas e meia por semana e tiver mais de 18 anos, pode entrar em contato pelo site: cvv.org.br, acessar o espaço Seja voluntário quero atender por voz. Deve selecionar o estado e a cidade, quando um representante também voluntário fará contato.
O curso de formação inicia nesta quinta-feira, dia 18, e tem duração de 13 semanas, sempre às quintas feiras, das 19h30 às 22h30. “O CVV é a única instituição no Vale do Rio Pardo e Taquari, e por isso, está em busca contínua para que o trabalho possa continuar a cuidar de vidas que é seu nosso maior propósito”, finalizou.