
A Prefeitura de Venâncio Aires lançou nesta quinta-feira, 02, uma nova ferramenta de atendimento à população que utiliza, de forma inédita na região dos vales, a inteligência artificial (IA) para orientar sobre centenas de serviços municipais e responder dúvidas gerais dos cidadãos. Batizada de Ivete (telefonista por mais de 30 anos e reconhecida pelo histórico de atendimento ao público), a assistente virtual funciona pelo WhatsApp, está disponível 24 horas por dia e é totalmente gratuita, sem a necessidade de cadastro prévio.
O recurso foi implantado em parceria com a empresa venâncio-airense Workmatte, em formato de projeto-piloto. Diferente de um chatbot tradicional, a tecnologia da Ivete é baseada em IA generativa, mais avançada por aprender continuamente, gerar respostas dinâmicas e se adaptar ao contexto da conversa, com capacidade de atualizações diárias e baseadas no conhecimento específico da Prefeitura de Venâncio, sem generalidades. Além disso, ela será acompanhada por um atendente humano e encaminhará o assunto quando não encontrar uma resposta correta.
Para falar com a Ivete, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp pelo número (51) 99910-9500 e iniciar a conversa com a assistente virtual. Ela responde dúvidas e fornece, neste primeiro momento, informações contidas no portal municipal, incluindo serviços públicos, contratos, transparência, telefones, programação cultural e muito mais.
De acordo com o secretário municipal de Governança e Gestão, Tiago Quintana, a novidade representa um passo importante na modernização do atendimento público. “A Ivete aproxima o cidadão da Prefeitura, trazendo rapidez, acessibilidade e autonomia. Mas ao mesmo tempo, mantendo o tom cordial que a nossa população exige. A escolha pelo whatsapp aconteceu pois é o aplicativo mais popular do Brasil, com ampla adesão da população. Com isso, conseguimos democratizar o acesso e garantir que qualquer pessoa, em qualquer horário, tenha informações confiáveis e rápidas na palma da mão”, afirmou.
Entre as funcionalidades, a Ivete, ao final de cada interação, também pergunta se quer receber as informações da Prefeitura e tem a possibilidade de envio de notícias e utilidade pública por bairro, faixa etária ou segmentado conforme Departamento de Comunicação. O prefeito Jarbas da Rosa destaca a homenagem à Ivete Possamai, servidora pública municipal. “Esse projeto é a prova de que é possível inovar sem perder o lado humano. A tecnologia, quando bem usada, aproxima e não afasta. A nova Ivete representa nossa gestão: conectada, eficiente, mas sem perder as raízes de quem ouve a população.”, concluiu.