
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (4) que ordenou a reconstrução da histórica prisão de Alcatraz, em São Francisco, para abrigar os criminosos mais violentos do país. Segundo ele, a medida tem o objetivo de reforçar a política de “lei e ordem” e dar um destino “adequado” aos autores de crimes graves. O anúncio foi feito por meio da rede social Truth Social.
“Quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa a quem pudessem causar dano. Por isso, que se reconstrua e abra Alcatraz”, escreveu Trump.
A cadeia, localizada numa ilha da baía de São Francisco e cercada por águas geladas e fortes correntes, foi considerada durante décadas a mais segura do sistema federal dos EUA. Fechada em 1963 por motivos logísticos e de custo, Alcatraz se tornou posteriormente um dos pontos turísticos mais visitados da Califórnia.
Durante uma viagem da Flórida para a Casa Branca, Trump declarou a jornalistas que já instruiu o Departamento Federal de Prisões, o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Interna a iniciarem o processo de reconstrução do complexo, que deverá ser “substantivamente ampliado”.