PolíticaRegional

Serginho Moraes entrega moção de congratulações ao Comitê Brasileiro de Clubes

O vereador Serginho Moraes (PL) encaminhou um requerimento de uma moção de congratulações ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 4, pela atuação na formação e desenvolvimento de atletas, fortalecendo a infraestrutura esportiva e técnica dos clubes, colaborando para o sucesso esportivo do país em diferentes modalidades e competições.

Ele destaca que o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) é uma entidade privada sem fins lucrativos, representante do movimento clubístico no Sistema Nacional do Esporte, previsto na Lei Geral do Esporte – Lei n° 14.597 de 14 de junho de 2023. Fundado há 30 anos, o CBC celebra nesta trajetória mais de uma década administrando recursos provenientes das loterias federais, destinados à execução do seu Programa de Formação de Atletas, que já beneficiou mais de 1.700 Clubes espalhados por todo o país.

Atualmente presidido por Paulo Germano Maciel, o CBC mantém sedes estrategicamente localizadas em Campinas (SP) e Brasília (DF), permitindo uma gestão eficiente e próxima aos clubes beneficiados e às instâncias governamentais.

A missão do CBC, conforme expressa em seu Mapa Estratégico, é formar atletas por meio dos clubes, fortalecendo o esporte nacional e contribuindo para que o Brasil alcance posições de destaque nos cenários de esportes olímpicos, pan-americanos e em modalidades de criação nacional.

“O CBC possui sólidas parcerias com diversas Confederações Olímpicas e Ligas Nacionais Esportivas, apoiando-as ativamente na realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes, eventos fundamentais para a revelação e aperfeiçoamento de atletas brasileiros”, observa.

Somente no ano de 2024, o Programa de Formação de Atletas beneficiou mais de 20 mil atletas. Oferecendo estrutura, equipamentos, recursos técnicos e oportunidades para o desenvolvimento de talentos esportivos em diversas modalidades, sendo que 89% da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi composta por atletas formados em clubes.

Os recursos administrados pelo Comitê são rigorosamente fiscalizados pelo Governo Federal e as prestações de contas da entidade são aprovadas anualmente, sempre por unanimidade, refletindo o compromisso com uma gestão ética e eficiente. Vale destacar que os clubes de Santa Cruz do Sul serão contemplados, ao longo de dois ciclos olímpicos, com um montante estimado de cerca de R$ 5 milhões em investimentos. Estes recursos abrangem passagens aéreas, aquisição de materiais esportivos, contratação de recursos humanos, participação em seminários e congressos, além do fomento à qualificação profissional por meio de programas de pós-graduação em gestão de clubes.

“Esta moção de congratulações demonstrar todo o reconhecimento deste Parlamento e parabenizar todos que fazem parte do Comitê Brasileiro de Clubes. O CBC é um grande componente do esporte nacional, que atua para a formação e desenvolvimento de atletas, fortalecendo a infraestrutura esportiva e técnica dos clubes, colaborando para o sucesso esportivo do país em diferentes modalidades e competições”, disse Serginho.

Fonte
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados