
O prefeito Sérgio Moraes (PL) sancionou a lei de autoria do vereador Luizinho Ruas (PSB) que crua o Programa Cidade Limpa. O objetivo é o de incentivar o descarte correto de resíduos, reduzir o acúmulo de lixo e promover a conscientização ambiental em toda a cidade. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de ações efetivas de sustentabilidade e limpeza urbana em bairros e comunidades do município.
O programa prevê a participação integrada do poder público e da sociedade civil em atividades como mutirões de limpeza, nos quais os moradores poderão colocar nas calçadas móveis velhos, restos de madeira e outros materiais sem utilidade para recolhimento.
O material coletado será encaminhado à usina de lixo, e a Prefeitura será responsável por definir os dias, roteiros e procedimentos de recolhimento em cada localidade. A lei também estabelece que os requerimentos e solicitações relacionadas ao programa deverão ser feitos, preferencialmente, pelas associações de moradores, fortalecendo a participação comunitária.
Luizinho Ruas cita que não se pode mais ter, de um lado, o Poder Público cuidando da cidade e, de outro, a população sem qualquer responsabilidade sobre essas ações.
“Devemos falar em participação conjunta, integrada. O Programa Cidade Limpa, através de seus mutirões de limpeza, será muito importante para a manutenção da limpeza pública em nossa cidade”, observa. A intenção desse projeto é atingir a população em geral, realizando mutirões de limpeza em todos os bairros.
A ideia, segundo Ruas, é impedir que materiais inservíveis, em desuso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas e terrenos baldios, e também evitar o descarte irregular, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental.
Ele faz um agradecimento especial ao prefeito Sérgio Moraes pela sensibilidade em entender o espírito do projeto, que será de grande relevância para os bairros de Santa Cruz do Sul. “Desta forma poderemos trabalhar de forma integrada e trabalhar pelo povo dos bairros, que merece este olhar especial”.