PolíticaRegional

R$ 200 mil do Fundo do Idoso será destinado para vagas em instituições de longa permanência

O Conselho Municipal do Idoso vai repassar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, cerca de R$ 200 mil, oriundos do Fundo Municipal do Idoso. O valor será utilizado para custear vagas excedentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), além das 50 que o Município já paga, via termo de colaboração com a Asan.

Conforme explica a titular da pasta, Fátima Alves da Silva, as vagas excedentes podem ser na Asan ou em outra ILPI do município. Ela afirma ainda que em torno de 10 idosos estão aguardando a finalização do processo para serem institucionalizados.

Conforme a secretária, o recurso vai contribuir muito para beneficiar a população idosa que necessita de uma atenção especial. “Fiquei muito feliz com a notícia porque podemos ajudar mais pessoas que muitas vezes não tem família, ou que estão em situação de negligência, ou debilitadas de saúde. Agradeço muito o conselho pela sensibilidade”, afirmou. De acordo com ela, após o período de um ano, será realizada a prestação de contas constando o número de idosos que serão institucionalizados.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Priscila Froemming, o recurso é oriundo das doações via Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas para o Fundo do Idosos, pois 10% do valor das doações pré-destinadas são retidas para ações do próprio Conselho. Ainda segundo ela, o Conselho aprovou o repasse por acreditar ser esta uma demanda muito importante para a população idosa de baixa renda, e fez um ajuste no seu plano de aplicação. “Os integrantes do Conselho, como é de praxe, já fizeram um planejamento para aplicação do valor, mas entenderam a necessidade e importância deste ajuste”, disse Priscila.

Fonte
Foto: Claudine FriedrichAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados