
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou nesta segunda-feira, dia 8, o projeto de lei de autoria do vereador Gerson Vargas (PP) que visa a criação de um Centro de Referência para a Prevenção e Tratamento da Obesidade no município. A proposta segue agora para a sanção do prefeito Sérgio Moraes.
O projeto de lei tem como principal objetivo destinar um local específico para o atendimento de pessoas obesas, proporcionando um ambiente mais humanizado e direcionado às suas demandas de saúde. No Centro de Referência, serão oferecidos atendimentos especializados para os problemas de saúde relacionados à obesidade.
A proposta autoriza o Poder Executivo a designar profissionais de saúde capacitados para prestar o serviço público, além de permitir a celebração de parcerias com entidades públicas e/ou privadas para a execução das atividades. O Centro também poderá promover palestras, fóruns, seminários, audiências públicas e outras ações pertinentes ao tema da obesidade.
O vereador Gerson Vargas (PP) ressalta a importância da iniciativa: “Todo atendimento no setor de saúde deve ser o melhor possível e deve levar em consideração, em primeiro lugar, a doença apresentada pelo paciente, mas também deve ser levado em consideração o local, as condições e todo o ambiente em que a pessoa é atendida.”
Ele complementa que hoje existem várias locais de saúde que atendem grupos espectros de pacientes para proporcionar melhor e mais rápido atendimento. “Também, para haver maior privacidade, a fim de que o paciente não fique tão exposto, situação comum quando o atendimento a todos os pacientes é feito num único local.”
Vargas compara a proposta a outros atendimentos especializados: “A exemplo do atendimento exclusivo de mulheres que sofrem violência, de mães grávidas, pessoas com diabetes, ele sugere que as pessoas obesas também tenham um atendimento exclusivo, o que lhes trará mais privacidade e condições mais adequadas quando necessitam de tratamento de saúde. Muitas pessoas serão beneficiadas mediante o oferecimento de um serviço de saúde mais direcionado, mais qualificado e, sobretudo, mais humano.”