
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, lançou na tarde desta terça-feira, dia 13, no Palacinho da Praça da Bandeira, uma iniciativa que vai contemplar mais de 830 crianças e adolescentes oriundos dos bairros e do interior. É o Projeto + Esporte Iniciação Esportiva, que visa contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes com idades entre 4 e 17 anos, estimulando neles o apreço pela prática regular de atividade física e contribuindo para a prevenção de situações de vulnerabilidade social, como a evasão escolar e a drogadição.
Em parceria com entidades como a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), 6ª CRE, Centro Social Marista Boa Esperança e Centro Integrado entre Gerações (CIEG), serão oferecidas modalidades esportivas como voleibol, handebol, basquetebol, futsal, recreação e oficinas diversas. As atividades ocorrerão em 12 escolas municipais, três escolas estaduais, oito centros de convivência, dois ginásios e duas quadras abertas, em um total de 27 núcleos.

A condução do projeto ficará a cargo de profissionais de educação física, estagiários e monitores, que foram capacitados para desenvolver as diferentes modalidades esportivas e que terão a missão de proporcionar aos participantes o aprendizado de habilidades motoras, regras e elementos táticos, além de incentivar o respeito às normas e aos adversários, promovendo a valorização do trabalho em equipe.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Daiton Mergen, que apresentou em detalhes o projeto durante a cerimônia de lançamento, a iniciativa é antes de tudo, uma oportunidade de aprendizado, desenvolvimento e inclusão por meio do esporte. Ele disse que o + Esportes Iniciação Esportiva dá continuidade ao projeto Craques da Bola, conduzido pela gestão anterior, e que foi aprimorado para abranger outras modalidades. “O Craques da Bola foi importante e ele cumpriu seu papel. Agora vamos iniciar uma nova etapa”, afirmou.



Na sequência da exposição, os alunos fizeram uma demonstração do projeto e arremessaram bolas em uma pequena cesta de basquete posicionada dentro do salão nobre do Palacinho. O prefeito Sérgio Moraes e o vice-prefeito Alex Knak também entraram na brincadeira e, ao final, o chefe do Executivo deixou uma mensagem de incentivo para as crianças. “Pensem que aqui desta mesa pode sair um atleta olímpico, um atleta que poderá disputar e levar o nome de Santa Cruz do Sul mundo afora”, disse.
Abaixo a relação dos bairros, distritos e localidades que serão atendidos pelos 27 núcleos do projeto:
Esmeralda, Arroio Grande, Progresso, Verena, Várzea, Margarida, Bom Jesus, Santa Vitória, Shulz, Faxinal/Menino Deus, Renascença, Belvedere, Rauber, Santuário, Aliança, Carlota, Pinheiral, Linha Antão, São José da Reserva, São Martinho, Linha Santa Cruz, Rio Pardinho, Monte Alverne, Boa Vista.
