
A presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber Covatti (Podemos), recebeu, na noite desta quinta-feira (28), durante o Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais em Brasília (DF), promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), a medalha Top Legislativo Brasil, pelo Agosto Laranja – Mês da Pessoa com Deficiência. A lei foi reconhecida como de maior impacto e relevância em município no Brasil.
“Estou honrada demais e com alegria no peito! Essa foi a sensação, representando Santa Cruz do Sul e o Rio Grande do Sul, ao receber a Medalha Top Legislativo Brasil – por Lei de maior impacto e relevância em município, com o Agosto Laranja. Essa é uma conquista que vai muito além de mim e de uma medalha”, afirmou Nicole.
Ela relembra que a lei nasceu da luta por inclusão, respeito e visibilidade: “Numa tarde na APAE, surgiu essa reivindicação: ‘uma semana é muito pouco pra falar de pessoa com deficiência em Santa Cruz’, ‘então deve ser um mês!’. Hoje, ela representa cada voz que clama por igualdade de oportunidades e por uma sociedade mais justa em nossa cidade”.
A condecoração é destinada a vereadores e vereadoras que se destacam na defesa e valorização do Poder Legislativo Municipal e do municipalismo.
Nicole ressalta que “como cidadãos, conseguimos perceber o impacto das ações do Agosto Laranja que hoje mobilizam a cidade, promovendo iniciativas importantes. Isso é política pública eficaz. É para isso que nos tornamos vereadora”.
Ela também fez questão de parabenizar todas as pessoas e instituições envolvidas no Agosto Laranja: “Assim se constrói dignidade. A cada pessoa com deficiência, vocês são relevantes e escutados. Falta muito ainda, mas as correntes estão se movimentando e nosso trabalho não vai parar. Obrigada por resistirem e serem símbolo de força”.
A presidente ainda agradeceu à União dos Vereadores do Brasil (UVB), na figura do presidente Gilson Conzatti, pelo reconhecimento: “Saio cheia de ideias, trocas e muito entusiasmada e motivada com meu ofício honroso. Seguir nesse caminho é a certeza de que estamos construindo uma cidade que valoriza todos os seus cidadãos e reconhece a força de cada bandeira”.