
Numa iniciativa dos vereadores Alberto Heck (PT) e Edson Azeredo (PL) o jovem estudante Raphael Jorge Guimarães, de 18 anos, foi agraciado com uma moção de congratulações na noite desta segunda-feira, dia 15. Ele participou na semana passada do projeto Jovem Senador, em Brasília.
Trata-se de uma imersão no universo da política e das rotinas legislativas, juntamente com a professora de Matemática, Karolina Nunes Uthman. Ele é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Affonso Pedro Rabuske, de Linha Santa Cruz. Raphael é um dos 27 jovens de todo o País que participaram do processo seletivo e integram a 13ª edição do programa Jovem Senador. Essa é a primeira vez que um estudante da região de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) foi selecionado para o programa.
As proposições criadas a partir das discussões em comissões serão publicadas no Diário do Senado Federal e podem virar lei. Ao longo da semana, participaram também de visitas guiadas, palestras, audiências públicas e debates. Além da viagem, incluindo passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoções, o estudante recebeu como prêmio um notebook.
A escolha dos jovens ocorreu mediante concurso de redação, voltado a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, teve como temática deste ano Emergência climática: pense no futuro, aja no presente. O tema foi sugerido pelos participantes do ano passado.
Raphael contou com o apoio do professor Igor Azeredo Guterres, que o orientou na elaboração da redação. O processo seletivo é dividido em três etapas.
Em um primeiro momento, as escolas selecionam as redações dos alunos e encaminham à Secretaria da Educação. Depois, na fase estadual, são escolhidos os três melhores trabalhos. Na seleção nacional, uma equipe de avaliadores do Senado Federal define o vencedor de cada Estado. Promovido desde 2008, o programa anual é voltado para alunos até 19 anos. Neste ano, participaram 170 mil estudantes de 4.202 escolas de todo o País.