
O vereador Edson Azeredo (PL) entregou na sessão desta segunda-feira, dia 1º, uma moção de congratulações à Helena Paulina Werner, que completa 100 anos neste dia 2. Helena é viúva do fundador da Associação dos Fundadores do Brasil (Afubra), Harry Antônio Werner. O casal teve os filhos Benício, Darci, Rejane (in memoriam), Lenita, Glaci, Nestor, Luiz Alberto, Carmen, Maria Helena e Luciane. A família esteve presente, acompanhando a sessão do Legislativo.
Helena viu nascer a entidade que veio a se tornar uma das mais representativas do agro brasileiro. Harry, na época produtor rural e comerciante em Formosa (hoje, Vale do Sol/RS), liderou o movimento em busca de algo que amparasse os produtores quando perdiam a lavoura por granizo.
Edson Azeredo lembra que seu marido buscou a ajuda de outros líderes da localidade, como o padre Emílio Backes e o professor Albino Sehnem. Muitas das reuniões foram na casa de Helena, bem como no prédio da comunidade onde o professor residia. Como as possibilidades de seguro agrícola eram escassas e não se adequavam aos produtores de tabaco, o grupo criou a Associação dos Plantadores de Fumo em Folha do Rio Grande do Sul.
Dona Helena sempre esteve presente, acompanhando Harry, além de cuidar dos filhos e da casa comercial que possuíam em Formosa. Com a expansão da entidade e das atividades do marido, que era também vereador, Helena mudou-se para Santa Cruz do Sul com os filhos do casal e seguiu dando suporte a toda a família.