
O vereador Gerson Vargas (PP) ingressou com projeto de lei no Legislativo para que o município crie um Centro de Referência para a Prevenção e Tratamento da Obesidade, que prestará atendimento de saúde às pessoas obesas.
Segundo a proposta o objetivo é destinar um local de atendimento a pessoas obesas, proporcionando-lhes um ambiente mais humanizado e direcionado às demandas destes pacientes.
No local serão oferecidos atendimentos a problemas de saúde, demandados por pessoas obesas, ficando o Poder Executivo autorizado a destinar profissionais de saúde, capacitados para prestar o correspondente serviço público. Também pode firmar parcerias com entes públicos e/ou privados, para a sua execução, bem como realizar palestras, fóruns, seminários, audiências públicas, bem como outras ações pertinentes à obesidade.
Gerson Vargas explica que todo atendimento no setor de saúde deve ser o melhor possível e deve levar em consideração, em primeiro lugar, a doença apresentada pelo paciente, mas também deve ser levado em consideração o local, as condições e todo o ambiente em que a pessoa é atendida. “Hoje, existem várias locais de saúde que atendem grupos espectros de pacientes, a fim de proporcionar melhor e mais rápido atendimento e, também, para haver maior privacidade, a fim de que o paciente não fique tão exposto, situação comum quando o atendimento a todos os pacientes é feito num único local”, observa.
Segundo Vargas, a exemplo do atendimento exclusivo de mulheres que sofrem violência, de mães grávidas, pessoas com diabetes, ele sugere que as pessoas obesas também tenham um atendimento exclusivo, o que lhes trará mais privacidade e condições mais adequadas quando necessitam de tratamento de saúde. “Muitas pessoas serão beneficiadas mediante o oferecimento de um serviço de saúde mais direcionado, mais qualificado e, sobretudo, mais humano”.