PolíticaRegional

Câmara de Vereadores debate saúde mental dentro do Agosto Laranja

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza uma reunião especial no dia 21 de agosto, às 16h, promovida pela presidente Nicole Weber Covatti (Podemos) com o intuito de debater ações pertinentes à saúde mental de pessoas com deficiência (PCD) e dos que cuidam de PCDs. A ação integra as atividades do Agosto Laranja, legislação aprovada por Nicole em 2021.

A presidente Nicole Weber Covatti, que é autora da lei que institui o mês do Agosto Laranja em Santa Cruz do Sul, observa que a saúde mental de pessoas com deficiência é um tema crucial que envolve tanto a atenção à saúde mental individual quanto a importância da rede de apoio para o bem-estar dessas pessoas.

Essa rede de apoio pode ser composta por familiares, amigos, cuidadores, profissionais de saúde e outros serviços que ofereçam suporte emocional, prático e social. “E debater esta temática com a nossa sociedade é muito importante para que se possa melhorar as condições de todos os envolvidos”, citou a presidente.

Ela faz um convite especial para que todas as entidades estejam presentes, bem como as pessoas que tenham interesse em debater o assunto. “É de grande relevância que se faça um debate sobre as questões que envolvem os PCDs, a sua família e toda a rede de apoio”.

Estão confirmadas as presenças do secretário da Saúde, Rodrigo Rabuske; do secretário de Esporte e Lazer, Daiton Mergen; da advogada e presidente da Associação das Mulheres de Fibra, Raquel Viçosa; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Priscila Froemming; a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Maribel Dockhorn; da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), Francine Silva; da presidente da Comissão do Agosto Laranja e coordenadora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Alinelly Lehmen; da enfermeira coordenadora do CAPS II, Samanta Rauber Gallas; da assistente social do CAPS II, Marli Alexandra Oliveira Castilho; do médico psiquiatra Vinícius Alves Moraes e da psicóloga Cássia Reckziegel.

Fonte
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do SulFoto: Jacson Miguel Stülp

Artigos relacionados