
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 1º de setembro, o projeto de lei que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar. A proposta foi apresentada pela vereadora suplente Salete Passos Faber (PSB), que assumiu temporariamente a cadeira no Legislativo em julho.
Salete acompanhou a votação do projeto no plenário e agradeceu a compreensão dos colegas vereadores em relação a importância do projeto. “Com essa lei queremos valorizar os pequenos produtores, dar visibilidade ao setor e incentivar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável”, acrescenta.
A Semana da Agricultura Familiar será realizada anualmente na última semana de julho, mês em que já se comemoram importantes datas ligadas ao setor produtivo, como o Dia do Cooperativismo (05/07), o Dia do Produtor de Leite (12/07), o Dia da Juventude Rural (15/07), o Dia do Colono e Motorista (25/07) e o Dia do Agricultor (28/07).
Assistente social e integrante da diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares da região, Salete destacou que a criação da Semana da Agricultura Familiar é uma forma de reconhecimento e valorização daqueles que sustentam o campo e movimentam a economia local. Durante sua atuação na Câmara, Salete também apresentou indicações voltadas a construção e modernização de paradas de ônibus e recapeamento e sinalização viária.
A vereadora protocolou ainda Moções de Congratulações a entidades ligadas ao meio rural. Os documentos homenageando o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAG/RS, à Afubra e à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foram entregues ainda no mês passado.