
O prefeito Sérgio Moraes recebeu, nesta semana, no Salão Nobre do Palacinho, a visita da Luz Azul Associação Pró-Autismo de Santa Cruz, entidade que trabalha na causa autista. Também prestigiaram o encontro os secretários de Educação, Jane Sabin, de Saúde, Rodrigo Rabuske, e de Desenvolvimento Social e Inclusão, primeira-dama Fátima Alves da Silva.
O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto de construção de uma sede própria. De acordo com o presidente da entidade, Éder Lemos, um complexo de referência é necessário para melhor atender os usuários e seus familiares. “Tendo um prédio próprio, as pessoas que precisam de ajuda vão se sentir melhor amparadas e o nosso trabalho vai se somar a outros já existentes em Santa Cruz”, disse o presidente.
Conforme o projeto, a estrutura, que compreenderia cerca de 580 metros quadrados, vai oferecer diversos espaços para acolhimento e realização de atividades, semelhantes a uma casa, para que o autista sinta-se mais confortável e seguro.
A área incluiria estacionamento, pátio com piscina, horta e redário, sala para reuniões e auditório, sanitários, setor administrativo, além dos espaços lúdicos para a realização de atividades pedagógicas e terapêuticas. O custo total do projeto seria de R$ 2,6 milhões. Conforme o presidente da entidade, os integrantes da associação fariam a mobilização para a arrecadação de recursos. À prefeitura caberia a cedência de um terreno para a edificação do prédio.
Em sua manifestação, o prefeito relembrou de um investimento recente, em que, através de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes, de cerca de R$ 3 milhões, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) passou a executar o projeto Espectro Unisc, para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
Ao final do encontro, Moraes garantiu que equipes da prefeitura vão avaliar a possibilidade de um espaço a ser cedido. “Temos que ter esta sensibilidade, pois é um público que precisa de um atendimento específico e personalizado. Somos parceiros e podem contar com a nossa gestão”, assegurou.