PolíticaRegional

Aprovado projeto que reconhece Rotary Club como entidade de Utilidade Pública em Santa Cruz

O vereador Jeferson Redondo (Republicanos) teve aprovado projeto de lei de sua autoria na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 23, que torna o Rotary Club Santa Cruz do Sul de Utilidade Pública.

O vereador Redondo destaca que o Rotary é uma organização internacional com mais de um século de atuação global, pautada em valores como a ética, a promoção da paz, o desenvolvimento de comunidades sustentáveis e a melhoria da qualidade de vida de populações em situação de vulnerabilidade. “No Brasil, os Rotarys Club atuam localmente em associações legalmente constituídas, desenvolvendo projetos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, cultura, assistência social e desenvolvimento comunitário, entre tantos outros.

Redondo destaca que desde sua fundação em 7 de fevereiro de 1941, o Rotary Club Santa Cruz do Sul, promove e executa diversas ações e programas que contribuem diretamente para o interesse público e para a comunidade, tais como campanhas de vacinação, principalmente para o combate da Poliomielite, saúde preventiva bucal, educação sanitária; doações e empréstimos de cadeiras de rodas e equipamentos ortopédicos; doações de alimentos e kits escolares; projetos de capacitação profissional para adultos e adolescentes; apoio a escolas públicas, abrigos e instituições de acolhimento de menores; ações ambientais e de sustentabilidade; doações de equipamentos que contemplam hospitais, principalmente UTI Neonatal. “Tais atividades são realizadas com total transparência, participação voluntária de seus membros e articulação com parceiros públicos e privados. A estrutura organizacional do clube permite a boa gestão de recursos e prestação de contas conforme exigências legais e administrativas”.

Nos termos do Movimento Rotariano, o Rotary Club preenche os requisitos legais como entidade privada sem fins lucrativos; atuação continuada e regular na promoção de atividades de interesse público; regularidade jurídica e fiscal comprovada; capacidade técnica e operacional com execução de projetos.
O vereador observa que a participação do Rotary em editais públicos possibilita a ampliação do impacto positivo e de suas ações e fortalece a parceria entre poder público e a sociedade civil organizada, em benefício direto das comunidades atendidas.

“Nesses seus 84 anos de existência, sempre buscou trabalhar em prol da comunidade, apresenta-se como entidade qualificada e comprometida para a execução de projetos previstos nos referidos editais, em consonância com os princípios da legalidade, moralidade, eficiência e interesse público”, finaliza.

Fonte
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do SulFoto: Jacson Miguel Stülp

Artigos relacionados