
Os vereadores Edson Azeredo (PL) e Gerson Vargas (PP) receberam na manhã desta segunda-feira, dia 19, um grupo de alunos do Programa de Autodefensoria da Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Os vereadores explicaram o funcionamento da Câmara e, inclusive, mencionaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência e a finalidade da instituição deste movimento dentro do Legislativo. Os próprios alunos mencionaram algumas ações pontuais que seriam importantes para serem realizadas no sentido de melhorar a sua vida nos respectivos bairros.
A Autodefensoria é um programa que visa promover a autonomia e a participação ativa de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Através do programa as pessoas têm a oportunidade de defender seus direitos, apresentar sugestões e ideias, e participar da gestão da APAE, fortalecendo sua cidadania e desenvolvimento.
O programa incentiva a participação das pessoas com deficiência na tomada de decisões e na gestão da APAE, promovendo sua autonomia e independência. A Autodefensoria é composta por autodefensores eleitos pela comunidade da APAE, geralmente com idade mínima de 16 anos, que atuam como porta-vozes das necessidades e desejos das pessoas com deficiência, representando-as em diferentes espaços e ocasiões.
