PolíticaRegional

Alberto Heck homenageia os 45 anos das Feiras Rurais em Santa Cruz do Sul

Durante a sessão legislativa desta segunda-feira, 6, o vereador Alberto João Heck apresentou e foram aprovadas por unanimidade duas moções de congratulações que homenageiam a contribuição da agricultura familiar para o município. Heck agraciou com a distinção os 45 anos das Feiras Rurais de Santa Cruz do Sul, a ser entregue à presidente da Associação Santa-Cruzense de Feirantes (Assafe), Patrícia Nichterwitz; à ex-vereadora Sônia Marli Kessler Kist; e ao coordenador da Unidade Extensionista da Emater-RS em Santa Cruz do Sul, Assilo Martins Corrêa Jr., representando todas as pessoas e entidades que contribuíram para a história, o fortalecimento e a continuidade da relevante iniciativa no município.

O vereador do PT lembrou que as Feiras Rurais foram oficialmente inauguradas em 23 de setembro de 1980. A origem deste movimento remonta à década de 1970, quando surgiu a ideia de criar um espaço em que agricultores pudessem vender seus produtos diretamente aos consumidores, ampliando a renda familiar e assegurando alimentos frescos, de qualidade e a preços acessíveis. “A proposta ganhou força com a mobilização de donas de casa e com a atuação decisiva da vereadora Sônia Kessler Kist, que apresentou o projeto de lei que instituiu a Feira Rural”, completou.

Conforme Alberto Heck, a primeira edição ocorreu em frente ao Parque da Oktoberfest, reunindo 28 produtores. Desde então, as feiras rurais tornaram-se parte da identidade de Santa Cruz do Sul, crescendo e se espalhando por diversos pontos da cidade e do interior. Atualmente, mais de 60 feirantes participam, oferecendo produtos de segunda a sábado, com destaque para frutas, verduras, pães artesanais, embutidos, mel e tantas outras opções, consolidando as feiras como um espaço de convivência comunitária e valorização da agricultura familiar.

Homenagem à Escola Família Agrícola

A outra moção de congratulações foi destinada ao professor João Paulo Reis Costa pela publicação do livro “A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Desenvolvimento Regional: a EFA de Santa Cruz do Sul”. Segundo Heck, trata-se de uma obra que não apenas honra a história da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), da sua mantenedora, a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA), mas também se consolida como uma referência fundamental para a educação rural e o desenvolvimento de nossas comunidades.

O livro é um registro que traz à tona a importância da pedagogia da alternância. Ao detalhar a fundação e a história da EFASC, a obra reforça a relevância de uma educação que valoriza a realidade local, integrando a teoria à prática e fortalecendo a identidade dos jovens no campo, salienta Heck. A publicação é um ato de reconhecimento e valorização do modelo de ensino que tem gerado frutos significativos no Vale do Rio Pardo e serve de inspiração para outras regiões, ressalta o vereador petista.

Artigos relacionados