PolíticaRegional

Alberto Heck faz homenagem a classe trabalhadora e pede fim da Escala 6×1

Durante a sessão legislativa da desta segunda-feira, dia 05, o vereador Alberto João Heck homenageou os trabalhadores e as trabalhadoras, exaltando seus direitos, pela passagem do 1º de Maio. Heck apresentou e foi aprovado duas Moções de Congratulações, uma ao Fórum Democrático da Classe Trabalhadora de Santa Cruz do Sul e Região e outra ao CPERS/Sindicato. A Moção ao Fórum, que representa cerca de 20 sindicatos, organizações sociais e populares de luta por direitos, foi pela passagem do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, em reconhecimento às ações desenvolvidas na defesa da classe trabalhadora.

Para comemorar o 1º de Maio deste ano, o Fórum fez uma atividade de união, luta e celebração, alusivo ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora no sábado, dia 3, sendo às 8h, café da manhã coletivo no Sindicato dos Metalúrgicos e às 9h30, caminhada até a Praça Getúlio para o Ato Público. E, ainda, na segunda-feira, dia 5, às 18h, ocupou espaço na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, lembrou Heck. O Fórum Democrático da Classe Trabalhadora, conforme Heck foi constituído no dia 02 de maio de 2023, em torno do objetivo comum de fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras – do campo e da cidade – por seus direitos e interesses.

No mesmo sentido, a Moção de Congratulações ao CPERS/Sindicato foi atribuída pela passagem dos seus 80 anos de fundação, celebrados no dia 21 de abril de 2025, em reconhecimento à sua histórica atuação em defesa da educação pública e dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação no Rio Grande do Sul. O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato) é símbolo de luta, resistência e compromisso com a educação pública de qualidade, ratificou Alberto Heck.

Segundo o vereador petista a entidade nasceu em um momento de reconstrução mundial pós-guerra e em um contexto em que reivindicar direitos era um ato de coragem. Desde então, vem protagonizando uma trajetória marcada por greves, mobilizações, enfrentamentos e conquistas históricas em prol das educadoras e educadores do Estado, ressaltou.

Defesa da Dignidade dos Trabalhadores e Fim da Escala 6×1

Ao parabenizar os estudantes da Escola Santa Cruz, pelo trabalho exposto em frente à Galeria 8 de Março, sobre o Trabalho Análogo ao Trabalho Escravo, Alberto Heck defendeu a dignidade dos trabalhadores e o fim da Escala 6X1. “É uma escola que tem muitos projetos, que tem sua banda de música e se destaca no Município”, comentou. “Então, trazer este debate (trabalho análogo ao trabalho escravo) quando da passagem do 1º de maio é muito oportuno, pois a classe trabalhadora está lutando por valorização, pelos seus direitos que nos últimos anos foram retirados com a reforma previdenciária e trabalhista”, argumento. Os estudantes da Escola Santa Cruz, também, trazem a questão do trabalho desumano, que vem da época do Brasil colônia, mas que infelizmente ainda acontece hoje no nosso país e no mundo, salientou.

O 1º de Maio é um dia de luta e de reflexão, afirmou o vereador petista. “Eu não concordo com os economistas e especialistas que dizem que é preciso haver desemprego para manter os salários baixos. O capitalismo que é contra o pleno emprego”, analisou. Neste contexto, temos que falar da redução da jornada de trabalho e negociar o fim da escala 6X1, que não é justa, de acordo com Heck. Muitas empresas já abriram mão da escala 6X1, continuou. No âmbito deste projeto de lei é preciso diálogo e negociação, um avanço é possível e tenho certeza que não trará prejuízos à economia, pois as pessoas precisam de mais tempo para o convívio familiar, para cuidar da saúde, para o lazer, finalizou Heck.

Fonte
Assessoria do Vereador Alberto Heck

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×