
Santa Cruz do Sul – Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 20, o vereador Alberto João Heck (PT) se solidarizou com representantes dos bairros de nossa cidade e também do interior, que estavam presentes na Casa Legislativa para reivindicar melhorias e reparos em razão das fortes chuvas do último período, como os representantes de Travessa Bohnen, os quais ainda estão sem luz, depois de dias das enchentes que atingiram o Município. Heck mostrou seu apoio, do mesmo modo, aos moradores dos bairros Esmeralda, Várzea, Navegantes, Belvedere e Monte Alverne. Ele apresentou, além disso, algumas medidas, de sua autoria já aprovadas pela Câmara que tratam da Emergência Climática.
Crise Climática
Segundo Heck, vivemos um momento extremamente difícil, em que é necessário repensar o modo como nos relacionamentos com a natureza. “Nós propusemos aqui nesta Casa, no ano passado, a Semana Municipal de Conscientização das Mudanças Climáticas, que afetam nosso planeta e agora estamos sentindo em especial, por uma série de fatores, aqui no Rio Grande do Sul. Também propusemos, no ano passado, um Comitê Municipal para avaliar de forma permanente as situações de calamidade climática que vive a nossa comunidade”, lembrou o vereador petista. São ações que visam prevenir através de debates e pesquisas técnicas que desastres maiores aconteçam.
Bairro Várzea
Alberto Heck disse que existe um estudo hidrográfico realizado pela Universidade do Rio grande do Sul (UFRGS) para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul que aponta os riscos que os moradores do bairro Várzea correm cada vez que cai uma chuva mais forte. “A Administração Municipal precisa agilizar medidas para amenizar os problemas climáticos lá que são cada vez mais frequentes, infelizmente, pois isso é reflexo de tudo que o homem produziu com o nosso planeta. Desta vez a tragédia aconteceu no RS, mas também já ocorreu em outros estados e, também, em outros países”, salientou.
Bairro Belvedere
Já, especificamente, para o risco de deslizamento que aflige os moradores do bairro Belvedere, Heck ressaltou que a Prefeitura precisa sim chamar os técnicos, apresentar laudos e tomar medidas urgentes para esta área de risco, pois preservar as vidas é o mais importante. “Há muito que fazer em todo município, mas é claro que no Belvedere, onde temos centenas de famílias em risco, a urgência é muito maior, pois as pessoas não podem ser prejudicadas por obras que foram realizadas depois que a comunidade estava morando ali”, argumentou Heck.
Interior Linha Nova
A ERS-418, no trecho conhecido como descida do Maranata, em Linha Nova, conforme o vereador Alberto Heck, é outro local onde há necessidade de recebe reparos, pois está com uma grande rachadura no asfalto. Este trecho tem grande trânsito de caminhões e ônibus, então, apesar de ser uma rodovia estadual, o Município deve agilizar junto ao Daer o conserto deste local, destacou.
Por fim, Heck frisou a aprovação, no último dia 13, da criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento as Emergências Climáticas, de sua autoria, que visa discutir como prevenir as tragédias ocasionadas pelas situações extremas do clima em nosso Município, bem como, fiscalizar o poder público na aplicação de recursos em áreas de prevenção ambiental.