
Em resposta às importunações do sossego praticadas por frequentadores de bares da Av. Avelino Talini, próximo à Univates, no Bairro Universitário, a Prefeitura de Lajeado e Brigada Militar realizaram a 185ª Operação Integrada na noite de quinta-feira (31/07). A operação reuniu agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança Pública (SESP), Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde (SESA) e fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura (SEDEI) de Lajeado.
Conforme o secretário da SESP, Paulo Locatelli, a Prefeitura de Lajeado tem recebido diversas denúncias de som alto e perturbação do sossego praticados por frequentadores de três bares situados na Av. Avelino Talini. Verificou-se que placas de trânsito foram arrancadas. Em razão disso, os três bares foram fiscalizados durante a operação.
A operação
Ao todo, 35 veículos foram abordados pela GCM e Brigada Militar nas imediações dos bares. A operação envolveu 14 servidores públicos e cinco viaturas. Pela SEDEI, ocorreram duas notificações de inclusão de atividades nos alvarás, bem como foram repassadas informações sobre a legislação de ruídos. Já a Vigilância Sanitária realizou inspeções nos estabelecimentos com busca ativa, registrando as inspeções e solicitando adequações com prazo para atendimento do que está sendo exigido. Todos estabelecimentos foram orientados conforme Portaria nº 799/2023 da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Próximas ações
Será realizado levantamento das placas de trânsito arrancadas e posterior reposição da sinalização viária. Além disso, serão realizadas mais ações de fiscalização, em horários e dias distintos, inclusive com uso de bafômetros, aferição do volume do som dos estabelecimentos e verificação criteriosa do isolamento acústico dos bares.