
Crimes que já marcaram o cotidiano em Lajeado hoje se tornaram exceção. O município atravessa um dos períodos mais seguros das últimas décadas, resultado de um conjunto de ações integradas entre poder público e forças de segurança. A percepção de tranquilidade sentida pelos moradores é confirmada pelos indicadores monitorados pelo governo do Estado, por meio do RS Seguro.
O roubo de veículos lidera o ranking das maiores reduções: de 52 ocorrências registradas até agosto de 2016 para apenas duas até agosto de 2025, queda superior a 96%. No mesmo sentido, o roubo a pedestre registrou redução de 89,4%, com apenas nove ocorrências até agosto deste ano. Entre os crimes violentos, o homicídio consumado teve seu ápice em 2014, com 27 registros, e caiu para seis no mesmo período de análise em 2025.
A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, destaca que os resultados são fruto de uma estratégia de longo prazo, que inclui o projeto Pacto Pela Paz, os investimentos na Guarda Civil Municipal, o reforço de policiamento nas ruas e a modernização da infraestrutura, como a instalação de câmeras de videomonitoramento.
– Lajeado é uma cidade que dá certo e isso também passa pela segurança pública. Nunca tivemos indicadores tão baixos. A sensação de segurança da população é determinante para o desenvolvimento da cidade e para o bem-estar social. Estamos empenhados para que esses números sigam em queda – destacou Gláucia.
Investimento em tecnologia e estrutura
O município conta hoje com um moderno Centro Integrado de Operações (CIOp), equipado com mais de 130 câmeras em qualidade full HD, distribuídas em todos os bairros da cidade. Com alcance de 360°, monitoramento fixo e leitura de placas veiculares, as imagens são acompanhadas em tempo real em dez monitores de 55 polegadas, em operação 24 horas por dia.
Nos próximos meses, a Guarda Civil Municipal deve concluir a capacitação para porte de arma e receber novos uniformes, reforçando a presença ostensiva nas ruas.
Pacto Lajeado pela Paz
Os investimentos em recursos humanos e em tecnologia são essenciais nesse cenário, mas a queda da violência também passa pela educação e pela prevenção. O Pacto Pela Paz foi criado com o objetivo de promover uma cultura de paz no município, com base em dois eixos: prevenção e aplicação da lei.
O programa envolve entidades e agentes de segurança, desenvolvendo ações como Justiça Restaurativa, Família na Roda, Conte Comigo, Seja, Cada Jovem Conta, SOMAR e Banco de Oportunidades. No eixo da aplicação da lei, são realizadas ações integradas de fiscalização e policiamento, que contribuem para reduzir ocorrências e fortalecer a sensação de segurança da comunidade.