
Na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, a Brigada Militar, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), participou de uma importante reunião da Rede de Apoio de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Encruzilhada do Sul. O encontro, realizado no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foi promovido pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social do município e discutiu ações de prevenção, acolhimento e proteção às vítimas de violência doméstica e familiar.
A atividade integra a Operação Elo de Proteção, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa combater a violência doméstica e familiar, o feminicídio e demais crimes praticados contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas LGBTQIAPN+. A operação tem abrangência nacional e busca fortalecer a rede de proteção social por meio da integração entre diferentes órgãos públicos.
Além do trabalho em Encruzilhada do Sul, o município de Rio Pardo também intensificou a distribuição de panfletos informativos sobre violência doméstica, com orientações sobre os tipos de agressão, canais de denúncia e serviços de apoio. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação, prevenir crimes e garantir mais segurança e acolhimento às vítimas.
A Brigada Militar reforça seu compromisso com a comunidade por meio de ações que promovem a cidadania, a proteção e o respeito aos direitos humanos. A presença nas reuniões da rede de apoio fortalece a atuação conjunta entre segurança pública e assistência social na luta contra a violência.