
A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Imunizações, informa que a vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A ampliação segue orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteger a comunidade do vírus da gripe.
Atualmente, o município conta com 15 mil doses disponíveis da vacina contra a Influenza, distribuídas entre as unidades de saúde da cidade e do interior, com sala de vacinação. A imunização é gratuita e é a principal forma de prevenção contra complicações provocadas pelo vírus da gripe, especialmente os grupos mais vulneráveis. Até o momento, a cobertura vacinal no município está da seguinte forma: Idosos com 31,67% vacinados; crianças (de 6 meses a menores de 6 anos) 11,05% vacinadas; e gestantes com 43,25% vacinadas.
Apesar dos esforços da campanha, os índices estão abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde, o que acende um alerta para a importância da adesão da população.
Para facilitar o acesso à imunização, o Centro de Imunizações estará aberto neste sábado, 17, das 8h às 12h. A ação faz parte da estratégia de intensificação da campanha, oferecendo mais uma oportunidade para que a população atualize sua carteira vacinal.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacina é segura, eficaz e pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário. Não é necessário agendamento, basta apresentar documento de identidade, o cartão do SUS e, se possível, a caderneta de vacinação.