
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) dará início em agosto ao ciclo de assembleias dos trabalhadores nas categorias tabaco e alimentação, cuja data-base de reajuste são os meses de novembro e dezembro. O sindicato tem como objetivo construir a pauta de reivindicações, diretamente com os trabalhadores, para após iniciar as rodadas de negociações com as empresas.
De acordo com o presidente Éder Rodrigues a iniciativa visa contemplar todos os trabalhadores, tanto no setor do tabaco, quanto no setor de alimentação – que envolve frigoríficos, panificadoras e indústrias de alimentação em geral. “Neste momento iremos realizar estas reuniões com os trabalhadores para darmos início ao processo. Primeiro debateremos as reivindicações e avanços para as categorias, para depois então construir a pauta e aprovar com eles, antes de realizar a negociação com as indústrias”, explica.
O processo engloba – no setor tabaco – os trabalhadores das empresas BAT Brasil e JTI, que têm a sua data-base no mês de novembro. Já em dezembro, são todas as demais empresas de tabaco que fazem parte da convenção coletiva, com exceção da Philip Morris Brasil, que tem sua data-base fixada no mês de janeiro. Já no setor da alimentação, são todas as indústrias de alimentos, frigoríficos e panificadoras envolvidas nesta etapa, para juntos construírem a pauta de negociação coletiva da categoria.
Rodrigues ressalta que o processo faz parte do planejamento das assembleias, que são realizadas após a negociação com as empresas. Segundo ele, a negociação coletiva é uma ação formada por várias etapas que precisam ser cumpridas antes da data-base para reajuste. “Com muita responsabilidade e compromisso com os trabalhadores, estamos dando início a este processo de planejamento e execução das reuniões e assembleias. Esperamos avançar e concluir as negociações da melhor forma possível, com respeito aos trabalhadores de todas as categorias representadas pelo sindicato”, complementa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região.