
O Hospital Santa Cruz (HSC) realizou, no dia 29 de agosto, um exercício simulado de evacuação inter-hospitalar, com a participação do Hospital Ana Nery. O objetivo foi fortalecer as práticas de prevenção contra sinistros e envolveu funcionários e pacientes da Instituição, com atuação da Brigada de Emergência da casa de saúde. A atividade foi coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HSC.
A ação ocorreu na unidade de Pediatria, com transporte simulado de um paciente até o Hospital Ana Nery, com o apoio de ambulância do Município de Santa Cruz do Sul e do Corpo de Bombeiros. Com isso foi possível estabelecer com maior precisão os tempos de resposta dessas três instituições diante de um princípio de incêndio no HSC, incluindo o transporte em um cenário de trânsito crítico.
Ao ser acionado o alarme, a Brigada de Emergência do Hospital Santa Cruz iniciou os protocolos de contenção, com evacuação parcial do HSC. O Corpo de Bombeiros foi acionado para simular o combate ao incêndio e prestar apoio à evacuação. A ambulância foi mobilizada para realizar a transferência do paciente crítico para o hospital de referência mais próximo.
Brigada de Emergência
A Brigada de Emergência é um grupo de pessoas treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar o atendimento em situações de emergência. Ela tem também como atribuições organizar ações de prevenção como avaliação dos riscos existentes, inspeções dos equipamentos de combate a incêndio, inspeções das rotas de fuga, orientações à população fixa e flutuante e ainda exercícios simulados.
Na área de emergências estão capacitados a identificar a situação de risco, alarme e abandono de área, acionamento do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros e combate a princípios de incêndio. No Hospital Santa Cruz a Brigada de Emergência conta com mais de 90 brigadistas, divididos por pavimentos e turnos.