GeralRegional

Segunda notificação de intoxicação por metanol foi descartada

Santa Cruz do Sul registrou recentemente duas notificações de possíveis casos de intoxicação por metanol. O segundo caso foi relatado em Santa Clara do Sul, mas a ingestão da bebida supostamente ocorreu em Santa Cruz. O exame realizado no paciente teve resultado negativo, e o caso foi oficialmente descartado pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

O primeiro caso suspeito foi notificado uma semana antes, em 13 de outubro, envolvendo um homem de 42 anos, morador de Santa Cruz. Ele procurou atendimento no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz após relatar problemas na visão, que surgiram após o consumo de uma bebida destilada. Assim como no segundo caso, o exame toxicológico também deu negativo para metanol.

Apesar das suspeitas iniciais, os dois casos não foram confirmados como intoxicação por metanol, segundo os resultados dos testes laboratoriais. Ainda assim, os registros acendem um alerta para o consumo seguro de bebidas alcoólicas e a importância da investigação adequada em situações de sintomas compatíveis com intoxicação.

Artigos relacionados