GeralRegional

Programa de Recuperação da Agricultura Familiar está com inscrições abertas em Lajeado

O Município de Lajeado foi contemplado pelo Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, denominado Operação Terra Forte. As inscrições seguem abertas até 17 de outubro e devem ser feitas junto ao escritório da Emater/RS-Ascar em Lajeado, localizado na Rua Bento Gonçalves, 671, sala 201, no centro de Lajeado.

Iniciativa do governo do estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS-Ascar, o programa identifica e diagnostica propriedades rurais, elabora planos individuais de recuperação, estrutura patrulhas mecanizadas, oferece assistência técnica para implementação dos planos e difunde tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O financiamento vem do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs), com investimento inicial de R$ 300 milhões.

O programa tem como objetivo promover a recuperação social, produtiva e ambiental das unidades da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, fortalecendo a resiliência climática e incentivando práticas sustentáveis no meio rural. Para os agricultores beneficiados, será destinado um aporte financeiro de até R$ 30 mil por Unidade de Produção Familiar (UPF), voltado à recuperação ambiental, à melhoria das condições socioprodutivas e ao incremento da resiliência diante das mudanças climáticas.

Inscrições
No município de Lajeado, 16 propriedades rurais poderão ser contempladas com os recursos. Para se candidatar, os agricultores familiares devem realizar inscrição no escritório municipal da Emater/RS-Ascar até 17 de outubro de 2025. O candidato deve apresentar documento de identificação com foto e possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa ou o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) ativo. As inscrições devem ser agendadas previamente pelo telefone/WhatsApp (51) 9 9727-8633. A avaliação e a seleção dos beneficiários ficarão sob responsabilidade do Conselho de Desenvolvimento Rural e de Política Agrícola de Lajeado (CODERPAL), com base nas diretrizes estabelecidas pelo programa.

Artigos relacionados