
Nesta terça-feira, 15, a Prefeitura Municipal acompanhou mais uma etapa das ações do programa Desassorear RS, com a realização de serviços de desassoreamento na sanga sem denominação com início na Rua Silveira Martins, no bairro União. A intervenção está sendo executada por uma empresa contratada pelo Governo do Estado, como parte do cronograma de melhorias em drenagem urbana.
O prefeito Jarbas da Rosa, junto do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Sisp), Sid Ferreira e do secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Gustavo Von Helden, esteve presente no local acompanhando o andamento dos trabalhos. A visita teve como objetivo verificar de perto a execução dos serviços e reforçar o alinhamento nas ações voltadas à prevenção de alagamentos e à melhoria da infraestrutura hídrica urbana. “É fundamental estarmos presentes, acompanhando cada etapa, garantindo que as ações atendam às necessidades reais da nossa população. A parceria com o Governo do Estado, por meio do Desassorear RS, é um avanço importante para o enfrentamento dos desafios causados pelas chuvas e pelo assoreamento dos nossos cursos d’água”, destacou o prefeito.

O serviço realizado inclui a limpeza e retirada de materiais acumulados no leito da sanga, como areia, barro e resíduos sólidos, que ao longo do tempo dificultam o escoamento natural da água da chuva. Esse tipo de intervenção melhora significativamente a capacidade de drenagem do solo, reduzindo os riscos de transbordamento, alagamentos e danos em infraestrutura urbana. A ação integra um esforço para recuperar a capacidade de drenagem dos canais urbanos, garantindo maior segurança às famílias e evitando prejuízos causados por enchentes.
O Desassorear RS é um programa do Governo Estadual que visa dar suporte aos municípios na execução de obras de desassoreamento em pontos críticos, com foco na prevenção de desastres naturais e na melhoria da infraestrutura urbana. O próximo ponto que deve receber os trabalhos do programa é a sanga sem denominação localizada no bairro Morsch. No município, o programa contempla trechos de sangas da região urbana, que somam 4.958 metros e ainda a extensão urbana do Arroio Castelhano, que representa mais 12.500 metros.
Pontos do Desassorear RS no município:
- Trecho da Sanga do Cambará início junto a ponte na rua Pedro Grunhauser
- Sanga sem denominação iniciando próximo a rua Berlin da Cruz, no bairro Morsch;
- Sanga sem denominação iniciando próximo a quadra 575 do bairro Morsch;
- Sanga sem denominação iniciando próximo ao início da Avenida Ruperti Filho, no bairro União;
- Sanga sem denominação iniciando próximo ao início da rua Silveira Martins, no bairro União;
- Arroio Castelhano na extensão urbana.