
O prefeito Sérgio Moraes sancionou nesta segunda-feira, dia 18, a lei que prevê construção de gavetas no Cemitério Parque Guarda de Deus, na área que é do município. O projeto é de autoria do vereador Luizinho Ruas (PSB) e foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores no final do mês de julho.
Desta forma, a lei permite que o município construa gavetas no Cemitério Parque Guarda de Deus – no espaço público – a fim de serem destinadas a pessoas que não possuem condições financeiras para enterrar o seu ente querido. Pela lei o município ainda fica autorizado a criar um programa relacionado a gavetas mortuárias sociais.
A proposta da construção de gavetas mortuárias no Cemitério Parque Guarda de Deus, conforme Luizinho Ruas tem o objetivo de proporcionar que familiares e demais pessoas possam fazer um sepultamento digno de seu ente querido.
“Atualmente, as condições daquele cemitério são extremamente precárias, especialmente no espaço destinado para o enterro de pessoas com menor condição financeira, não havendo as mínimas condições de respeito e humanidade para se fazer um sepultamento. Para exemplificar isso, em dias de chuvas a água invade e enche covas em que estão enterradas pessoas, o que é algo inconcebível e desumano”, explicou.
Luizinho salienta que é dever do Estado garantir o respeito à dignidade humana em todas as fases da vida, inclusive após a morte. “Infelizmente, muitas famílias de baixa renda enfrentam sérias dificuldades financeiras no momento do falecimento de um ente querido, não conseguindo arcar com os custos de um sepultamento digno. E por isso, propomos este projeto que agora foi transformado em lei e acolhido pelo prefeito Sérgio Moraes – a quem quero agradecer -, e que atende a à população está sofrendo no momento de despedida do seu ente querido”, finalizou.