GeralRegional

Nova ponte na RSC-471, em Sinimbu, deve ser entregue até o fim de 2025

Obra sobre o Arroio Marcondes já está 60% concluída e vai beneficiar comunidades afetadas pelas enchentes de 2024

A reconstrução da ponte sobre o Arroio Marcondes, no km 83 da RSC-471, em Sinimbu, deve ser concluída até o fim de 2025. A estrutura antiga, que era monovia, foi destruída pelas enchentes de abril e maio de 2024. Agora, o local recebe uma nova ponte de concreto com duas vias, com investimento superior a R$ 6,5 milhões do Tesouro do Estado. A obra já está com 60% dos trabalhos executados.

A nova ponte é considerada estratégica para a logística regional, pois liga Sinimbu à RSC-153, em Barros Cassal, facilitando o acesso a municípios como Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. A região é um dos polos da produção de tabaco no Rio Grande do Sul, e a melhoria na infraestrutura deve impulsionar o escoamento da safra e reconectar comunidades que estavam isoladas.

Iniciada em novembro de 2024, a obra integra o Plano Rio Grande, programa estadual de reconstrução de áreas afetadas por desastres climáticos. O modelo de contratação adotado foi o Regime de Contratação Integrada (RCI), que permite que a mesma empresa elabore o projeto e execute a obra, reduzindo prazos e garantindo mais agilidade.

Segundo o superintendente regional do Daer, João Batista de Almeida, a nova ponte representa um avanço importante na mobilidade da região. A ordem de início foi assinada pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, em outubro do ano passado.

Artigos relacionados