GeralRegional

Municípios recebem estações meteorológicas doadas pelo Sicredi

Equipamentos reforçam rede regional de monitoramento e resposta a emergências climáticas no Vale do Rio Pardo

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realizou nesta quarta-feira, 24, o ato de entrega de seis estações meteorológicas aos municípios consorciados. Os equipamentos foram adquiridos por meio de doação do Sicredi e integram o Comitê Pró-Clima, iniciativa criada para planejar ações conjuntas de prevenção, adaptação e resposta a eventos climáticos extremos que têm afetado a região desde 2024.

As estações recebidas serão instaladas em seis pontos estratégicos da bacia hidrográfica da região. Junto às localidades de Monte Alverne e Alto Paredão, em Santa Cruz do Sul; Boqueirão do Leão; Costa do Rio, em Vale do Sol; Alto Dona Josefa, em Vera Cruz; e General Câmara. O monitoramento em tempo real vai permitir que prefeituras e defesas civis tomem decisões mais ágeis para proteger comunidades e patrimônios em situações de risco.

Ao agradecer a parceria, o presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, destacou a importância do envolvimento comunitário na ação. “Esta doação representa mais do que a entrega de equipamentos. É fruto de uma mobilização regional que nos permite agir de forma rápida e prática para salvar vidas e reduzir prejuízos”, afirma.

Becker lembra que outras cinco estações meteorológicas serão adquiridas com recursos da Consulta Popular de 2024, conduzida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede). “O Comitê Pró-Clima tem mostrado que, em pouco tempo, é possível construir soluções regionais e captar recursos importantes para enfrentar os impactos das mudanças climáticas”, acrescenta.

A solenidade contou também com a presença do vice-presidente do Sicredi, Coraldino Calmes da Silveira; do prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira; do prefeito de General Câmara, Márcio Pereira Brandão; do prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes; e do prefeito de Vale do Sol, José Valtair dos Santos, que assinaram o termo de recebimento dos equipamentos em nome de seus municípios. Participaram também coordenadores da Defesa Civil do Estado e dos municípios, técnicos e membros da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Cisvale.

Estado está com a demanda regional

Durante sua manifestação, o presidente do Cisvale Gilson Becker destacou o encontro ocorrido com o secretário Estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, no qual o Pró-Clima foi informado que as demandas regionais, por meio dos seis projetos de adaptação, resiliência e recuperação regional, pré-aprovados no Plano Rio Grande ainda no ano passado, foram incorporadas em ações e programas estaduais em curso. “O Estado afirmou que as demandas do Vale do Rio Pardo serão atendidas junto de programas, como o Desassorear RS, na modernização na rede de monitoramento hídrico, aquisição de equipamentos para a Defesa Civil e demais iniciativas do Estado”, aponta.

Becker reafirma que entre os propósitos do Comitê estão o acompanhamento da execução dos programas estaduais e a realização parcerias, como as doações recebidas pelo Sicredi, JTI, BAT Brasil e da própria Consulta Popular, que no próximo ciclo deve incluir novos projetos para resiliência climática. “É importante entender que, além dos projetos do Pró-Clima, os municípios deverão apresentar propostas e projetos ao governo do Estado. Paralelo a isto, continuaremos este movimento de captação e mobilização, buscando alternativas à região”, complementa o presidente do Cisvale.

Fonte
fotos: rodrigo sales/nascimento mkt

Artigos relacionados